12/12/13 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

Campanha Outubro Rosa chega às penitenciárias

Com a intenção de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama, unidades realizam evento para as servidoras

Com palestras e esclarecimentos, servidoras são orientadas sobre diagnóstico do câncer de mama

Foi realizada na Penitenciária de Capela do Alto a campanha Outubro Rosa. A comemoração começou no dia 02 e terminou em 31/10. A unidade ainda contou com o apoio material do Instituto Avon para as camisetas, folhetos informativos e adesivos.

O evento foi realizado para divulgar o tema entre as servidoras e mostrar a importância do autoexame para a prevenção do câncer de mamas. Segundo a diretora de reintegração social e atendimento à saúde, Marli Eunice Garcia de Oliveira, o diagnóstico precoce é o melhor remédio no tratamento da doença. “Esta campanha foi escolhida para retratar a imagem da mulher contemporânea que trabalha, estuda, cuida da família, se cuida, não só da beleza, mas principalmente da saúde”, explica.

Nos dias que se seguiram foi realizada uma palestra ministrada pela enfermeira e diretora do Núcleo de Saúde da unidade, Rosana Aparecida Romão de Queiróz. Ela apresentou dados clínicos e orientações práticas de autoexame, com informações de como conduzir as queixas ao médico de confiança.

Durante o mês todas as servidoras utilizaram a camiseta e o laço cor de rosa, símbolo da campanha. No último dia do evento elas também receberam folhetos informativos, adesivos e camisetas.

Outra unidade que aderiu à campanha foi a Penitenciária II de Itapetininga. A agente de segurança penitenciária (ASP), Valdinéia Marcia da Silva Fanaro, foi responsável pela realização do evento que começou no dia 01/10 e se estendeu até 31/10. A ASP foi diagnosticada com a doença há alguns anos e, hoje curada, faz o alerta do quanto é importante o diagnóstico precoce.

O objetivo da unidade é conscientizar as servidoras para que fiquem atentas a prevenção e ao autoexame ajudando assim, a diagnosticar mais rápido a doença. Além disso acredita-se que essas agentes se tornaram multiplicadoras da informação, levando a orientação a outras mulheres de seus convívios.

O que é o Outubro Rosa

É uma campanha internacional, que visa conscientizar a sociedade da importância do diagnóstico precoce do câncer de mamas. O movimento surgiu nos anos 90 nos Estados Unidos e ganhou o laço cor de rosa como símbolo da luta contra a doença, que foi distribuído na primeira Corrida Para a Cura.

Atualmente, o câncer de mama é um dos mais graves problemas de saúde pública do Brasil e no mundo. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) a cada ano, 52 mil novos casos surgem no país. Porém estes números podem ser revertidos, com o diagnóstico precoce e tratamento adequado. Se detectada no estágio inicial a doença tem até 95% de cura.