11/12/13 | João Carlos Bigaran Jr. - Ecom CRSC / Fotos: Eli Simioni (Estagiário Ecom CRSC)

SAP lança Guia do Egresso "Dicas para Começar de Novo"

Lourival Gomes, Secretário de Estado da Administração Penitenciária

Aconteceu no último dia 5 de dezembro, às 10 horas, no Auditório da Secretária da Administração Penitenciária sede II (Rua Líbero Badaró, 600, Centro – São Paulo/SP), o lançamento da 2ª edição do Guia do Egresso “Dicas para Começar de Novo”.

A publicação, fruto de projeto realizado em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional – Depen, do Ministério da Justiça, visa auxiliar o processo de retomada da cidadania daqueles que deixam o sistema penitenciário paulista, desde as questões mais urgentes como alimentação, abrigo, saúde, documentação, trabalho, educação e outras como lazer e família, além de um suplemento específico para as mulheres. Cada capítulo trata de um tema e é destacado por uma cor para fácil manuseio dos egressos, com uma série de serviços referenciados, com endereços, telefones e horários de atendimento.

Estiveram presentes à cerimônia de lançamento, servidores do sistema penitenciário e representantes de outros órgãos e instituições parceiras. Na mesa de autoridades estiverem presentes o Secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o Secretário Adjunto da pasta, Luís Carlos Catirse; o Coordenador de Reintegração Social e Cidadania, Mauro Rogério Bitencourt e a Diretora do Departamento de Atenção ao Egresso e Família, Lucia Helena Bibiano de Melo.

Responsável direta pelo projeto, Bibiano iniciou os discursos agradecendo a presença de todos e as equipes envolvidas na realização do Projeto. Bitencourt lançou oficialmente a publicação, exibindo projeção das capas de cada capítulo, detalhando ao público os serviços disponibilizados no compêndio e finalizou dizendo que “este guia é mais uma iniciativa da Secretaria e da Coordenadoria de Reintegração, que busca dar autonomia as pessoas que saem do sistema prisional, muitas das vezes com diversas pendências para que possam efetivamente retomar suas vidas. Este caderno pretende dar uma direção, para que as pessoas encontrem de maneira prática os serviços disponíveis para resolver seus problemas.”

Gomes encerrou a solenidade discursando que “o preso é fruto da sociedade. Ele teve mãe, professores, amigos, vizinhos e parentes e todos falharam. Caso contrário dificilmente ele estaria nessa condição. Mas muitos querem recomeçar e quando saem percebem que os muros que a sociedade impõe, são muito maiores que as muralhas das prisões.”

Ao final foram disponibilizados aos participantes os exemplares do guia, que será distribuído em todas as unidades prisionais do estado, conforme demanda de soltura anual de cada uma delas. A entrega do material fará parte da rotina de soltura, quando são entregues documentos, pertences e pecúlio dos reeducandos. As Unidades de regime semiaberto, que têm demanda de liberdade maior, terão incluídas palestras sobre a utilização do guia em projeto já existente nas unidades, o “Preparando para a Liberdade”.

Uma inovação em relação à 1ª edição, lançada em 2007, é a regionalização. Na fase de pesquisa para composição do guia, verificou-se que os egressos retornam para as mais diversas regiões do estado. Assim, foram elaboradas duas versões: uma contemplando a Capital e região metropolitana e a outra com endereços do interior e litoral.

A tiragem inicial é de 100 mil exemplares, sendo 50 mil de cada versão. O projeto de pesquisa, estudo, elaboração e editoração foi realizado pela empresa Ipsos Public Affairs, vencedora do processo licitatório. Já a impressão, após licitação concluída, foi realizada pela Edigráfica, empresa do grupo Ediouro, toda em papel reciclado, mostrando o compromisso do Governo do Estado de São Paulo com a questão ambiental.