09/12/13 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Programa Pró-Egresso e CPP de Tremembé realizam formatura, inauguram salas de aula e padaria artesanal

52 reeducandos receberam certificados e outros 200 serão capacitados nos próximos três meses

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Juntas, escola e padaria triplicam vagas em cursos que podem ser oferecidos no CPP

O dia 29/11/2013 foi um dia especial no Centro de Progressão Penitenciária "Dr Edgar Magalhães Noronha" de Tremembé. Cantando em uníssono, 52 formandos dos cursos de informática, borracharia, pintura e texturização entraram no auditório do CPP, celebrando a oportunidade de construir uma nova vida após a saída da unidade. Além deles, mais 200 serão capacitados nos próximos três meses, através da “Escola Profissionalizante Pró-Egresso” e da Padaria Artesanal. As inaugurações da escola profissionalizante e da padaria mais que triplicaram a capacidade de promover cursos de qualificação no CPP, passando de 60 para 200 vagas.

Tudo isso só foi possível graças ao Programa Estadual de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário – Pró-Egresso. Fruto da parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho (Sert) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), o programa provê capacitação e promove a empregabilidade de egressos e pré-egressos do sistema penitenciário.

Os 52 formandos do dia 29/11 integram um total de 110 que concluíram cursos este ano, com professores do Centro Paula Souza e do Serviço Nacional do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat). Os reeducandos receberam a mesma capacitação que é oferecida às pessoas em liberdade, como salientaram as autoridades presentes na mesa de abertura.

Após a formatura, foi feito o descerramento das placas da “Escola Profissionalizante Pró-Egresso” e da Padaria Artesanal. Esta última foi realizada em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – Fussesp. Na padaria, serão ministrados cursos de panificação e confeitaria.

Marcaram presença no evento o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o coordenador de Reintegração Social e Cidadania, Mauro Rogério Bitencourt; o coordenador de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral, Luiz Henrique Righeti; o sub-Comandante do 5º BPM/I, Major Sodário Viana; o diretor geral do CPP de Tremembé, Silvio Ferreira de Camargo Leite; a diretora da Etec "Dr João Gomes de Araujo", professora Mirtes Marroco Paim; o diretor do Sest Senat local, José Valdecyr Capille; a gestora do Pró-Egresso no CPP de Tremembé, psicóloga Karina Prates da Fonseca; os professores Isabel Macedo, Claudio Martins Junior, Riciére Ramos dos Santos e Nelson Kazuo Muta, entre outras autoridades.