06/12/13 | Jorge de Souza - Assessoria de Imprensa - SAP

Ufscar sedia encontro de educadores e gestores educacionais de presídios paulistas

No evento foram discutidos temas específicos e produzidas propostas de melhoria do ensino em unidades prisionais

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Profissionais que se dedicam à educação nos presídios lotaram o auditório da Ufscar

A Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) foi palco nos dias 26 e 27/11, do encontro de profissionais das secretarias da Administração Penitenciária (SAP), Educação (SEE) de São Paulo e da própria universidade, que debateram e finalizaram um documento de propostas para a melhoria do sistema de ensino e educação nos presídios do estado.

Entre as autoridades presentes na mesa de autoridades da cerimônia de encerramento do projeto, denominado “Formação de educadores e gestores educacionais para as unidades prisionais paulistas: desvelando caminhos, construindo saberes”, estavam o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes e a pró-Reitora de Graduação da Ufscar, Claudia Reyes.

Durante todo o ano, vários grupos das três entidades discutiram temas específicos e produziram propostas que foram apresentadas no evento. No segundo dia, as discussões resultaram em um documento que deve ser colocado em prática nos próximos anos com o intuito de otimizar os ensinos fundamental e médio nas prisões paulistas.

Os encontros regionais entre os cerca de 400 agentes educacionais que trabalham nas 158 unidades penais da SAP, ocorreram durante todo o ano de 2013 nas cidades de Araraquara, Campinas, São José do Rio Preto e São Paulo. Os docentes que atuam nas unidades prisionais da SAP são vinculados a uma escola estadual do mesmo município e, consequentemente, à Diretoria de Ensino, que coordena todo o trabalho. Quem atua como elo entre a Ufscar e os presídios é a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap).

Autoridades presentes na cerimônia de abertura:

Lourival Gomes , secretário da Administração Penitenciária; Claudia Reyes, pró-Reitora de graduação da Ufscar; Rosania Morales Morroni, subsecretária de articulação da SEE; Lúcia Maria Casali de Oliveira, diretora executiva da Funap; Wanda Machado Hoffmann, diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas da Ufscar; Carlos José Pinheiro Teixeira, consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Jarina Rodrigues Fernandes e Elenice Maria Camarosano Onofre, gestora e coordenadora do projeto, respectivamente – ambas da Ufscar.

O evento

Após a cerimônia de abertura, no dia 26, a Professora Doutora Elenice Maria Camarosano Onofre mediou a conferência, com a participação dos integrantes do projeto. Em seguida, quatro grupos de trabalho se reuniram em diferentes auditórios para analisar as propostas elaboradas ao longo do ano e preparar o documento final, apresentado no final do evento.

No segundo dia houve apresentação duas de peças teatrais. Reeducandas e reeducandos dos centros de Ressocialização (CR) de Araraquara encenaram “O despertar das Letras” e “Os pilares da Ressocialização”, respectivamente. O evento seguiu com a mesa de apresentação do “Panorama atual do programa de educação nas prisões no estado de São Paulo na perspectiva da Secretaria da Educação”, proferida pelas professoras Andréa dos Santos Oliveira e Ana Lúcia Zanotte.

O período da tarde foi reservado para a apresentação das sínteses dos grupos de trabalho e as cartas de intenções e a apresentação da conferência “Políticas curriculares e projetos de sociedade: que desafios enfrentamos?”, proferida pela Professora Doutrora Elenice Maria Camarosano Onofre.

No encerramento dos trabalhos foi apresentado um vídeo com trechos de áudios e imagens dos encontros realizados ao longo do projeto.