28/11/13 | Joyce Malet Kassim - Funap

FUNAP inaugura 3ª Oficina Escola no Sistema Prisional Paulista

Secretário entregou certificado do PET a reeducando

A Penitenciária de Riolândia recebeu na sexta-feira, 22/11, a 3ª Oficina Escola instalada no Sistema Prisional Paulista. As experiências anteriores já acontecem na Penitenciária de Irapuru e Andradina. A novidade é o segmento desta nova unidade de produção: trata-se de uma Oficina Escola de Artesanato em Madeira, que qualificará 20 presos em construção de móveis por meio de uma parceria firmada com SENAI de Votuporanga.

O Secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, inaugurou oficialmente esta Oficina horas antes do Governador Geraldo Alckmin entregar a 158ª unidade prisional do Estado de São Paulo, o Centro de Detenção Provisória de Riolândia. Estiveram presentes ao evento da FUNAP sua diretora executiva, Lúcia Casali, o Coordenador das Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado, Roberto Medina, o diretor da Penitenciária de Riolândia, Claudinei Francisco Costa, a coordenadora dos cursos do SENAI de Votuporanga, Helena Quadrado e outros diretores das unidades prisionais da região.

“A principal característica de uma Oficina Escola é capacitar e formar profissionais qualificados para atuar no segmento proposto, seja como empreendedores individuais ou em grupos organizados”, explicou a Lúcia Casali, dirigindo-se aos reeducandos presentes.

Outra novidade é que esta Oficina está ligada ao Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania (PET), cujo objetivo é proporcionar às pessoas privadas de liberdade a formação social com a finalidade de atender o princípio da formação integral - o saber ser e o saber fazer.

O reeducando Alexandre Louzano Martins, que trabalha na Oficina e completou um módulo do projeto De Olho no Futuro, integrante do PET, recebeu o primeiro certificado emitido do Programa das mãos do Secretário. “Este papel representa muito mais que a conclusão de uma etapa, mas uma nova oportunidade que você terá quando alcançar a liberdade”, afirmou Lourival Gomes.

Os demais trabalhadores presos que concluíram este mesmo módulo receberam seus certificados das mãos dos diretores de Atendimento e Promoção Humana (DIAPH), Fernando Gomes de Moraes, e de Produção (DIPRO), João Francisco Silva Neves da Fontoura. Os certificados foram emitidos pelo Neotropica – Instituto de Educação e Ciências Aplicadas.

Estas três Oficinas Escolas representam um novo paradigma ao trabalho ofertado no Sistema Prisional, agregando qualidade aos produtos e capacitação formal e certificada de todos os envolvidos.