31/10/13 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

4ª edição do Encontro das Nações é marcada por ritmos, tons e culturas

A festa reuniu autoridades e internas para celebrar a diversidade e a importância de todos os povos

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

As reeducandas contribuiram com danças, cantos e percurssões de suas terras natais

No dia 24/10 foi realizado a 4ª edição do Encontro das Nações, na Penitenciária Feminina da Capital. A Unidade tem 609 sentenciadas de 65 nacionalidades diferentes. A festa acontece anualmente e em 2013 contou com a participação dos cônsules e vice-cônsules da Romênia, Colômbia, Portugal, Peru, Angola, Croácia e África do Sul.

Além de relembrar o país de origem, o evento tem como objetivo integrar as reeducandas e valorizar os hábitos culturais, gastronômicos e artístico de cada uma delas. Para isso são trabalhados também, valores como a socialização, amizade, respeito e ética. Assim, levando a conscientização da importância histórica, cultural e da diversidade de cada país.

O evento foi aberto com o desfile de bandeiras conduzidas pelas internas de seus respectivos países. Houve ainda a participação de grupos folclóricos africanos e apresentações artísticas das próprias detentas, onde demonstraram o canto, dança e a percussão de países como África do Sul, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Tailândia, Nigéria e Brasil.

Também estiveram presentes representantes da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana (Coremetro), Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), Centro de Artes e Educação Física (Caef), Conselho da Comunidade e Escola Vinculadora Antonio Lisboa, Intituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC) e a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

Todos os convidados foram recepcionados por uma equipe bilíngue de agentes de segurança penitenciária, houve ainda escolta de autoridades, ambulância, pronto socorrista e acessibilidade para cadeirantes no local. Ao término das apresentações foi servido uma feijoada preparada pelas próprias internas que prestam serviço na cozinha da unidade.