10/10/13 | Assessoria de Imprensa - SAP

Miss Primavera é coroada na Penitenciária de Tremembé

O concurso que elege a reeducanda mais bonita da estação está em sua 18ª edição

Miss Primavera 2013, reeducanda Tamires do Nascimento, 23 anos

A já tradicional Festa da Primavera foi realizada na Penitenciária Feminina “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé, na tarde do dia 27/09, uma sexta-feira bem diferente que marcou o início da nova estação. As cerca de 200 reeducandas estavam animadas com a premiação que, desde 1995, tem por objetivo alegrar e divertir as mulheres que lá cumprem pena e que veem, em oportunidades como esta, uma nova forma de encarar a vida atrás das grades.

A passarela montada bem ao centro impunha o ar de profissionalismo com que as presas encaram este evento. Na mesa de jurados estava a juíza de Direito, Sueli Zeraik de Oliveira Armani; o Editor Executivo da Revista IstoÉ, Antonio Carlos Prado, entre outros convidados. Até mesmo os funcionários entraram no clima da festividade e as mulheres usavam brincos em formato de flores coloridas, que enfeitavam todo o ambiente, juntamente com outros objetos de decoração confeccionados pelas próprias detentas com material reciclável.

As oito participantes foram previamente selecionadas e desfilaram com trajes de festa, em vestidos longos – cedidos por uma loja parceira. No intervalo do desfile, foram realizadas três apresentações musicais. O sucesso “Show das Poderosas” da funkeira Anitta foi o grande destaque que levou a plateia a acompanhar na íntegra toda música.

Os jurados escolheram as três vencedoras que foram presenteadas com kits de beleza. A Miss Primavera 2013 foi a reeducanda Tamires do Nascimento, 23 anos. Há quatro anos e cinco meses na unidade, ela trabalha na oficina de confecção da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap) há quatro anos. Foi a primeira vez que participou do concurso e estava radiante com a coroação. Após o cumprimento da pena, ela deseja continuar exercendo o trabalho de costureira.

  “Aqui, aprendi muitas coisas, fiz vários cursos, como o de camareira, cabeleireira, corte e costura e até de manicure”, enumerou. “A recuperação é para quem quer mesmo se recuperar”, completou. Ela já fez sua opção.

A diretora da PF I de Tremembé, Eliana de Freitas Pereira, acredita que projetos como este são fundamentais para a ressocialização da mulher presa. “O Miss Primavera é uma oportunidade de mostrar que coisas positivas acontecem aqui dentro”, disse.