08/10/13 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

CDP de São Vicente assina contrato de adesão ao Pura da Sabesp

Empenho da unidade no uso racional da água gera redução na conta

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Com a assinatura, a economia estimada para a unidade será de R$ 500 mil por ano

Mais uma vez, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) demonstra seu comprometimento com a preservação do meio ambiente, aliada ao uso racional dos recursos públicos. Foi assinado no dia, 02/10, um novo contrato entre a SAP e a Sabesp de adesão ao Programa de Uso Racional da Água (Pura). Depois da Penitenciária Feminina de Sant´Ana (PFS), da Penitenciária de Riolândia e do Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos, mais uma unidade prisional aderiu ao programa: o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente.

Os presentes à assinatura, que aconteceu pela manhã no auditório da SAP localizado na Avenida Ataliba Leonel, em Santana, na capital, louvaram o pioneirismo da SAP entre as demais secretarias de estado: “Foi uma surpresa para a Sabesp a SAP ter sido a primeira Secretaria a ter aderido ao Pura. Era o caso mais difícil”, relembrou João Cesar Queiroz Prado, Superintendente da Unidade de Negócio da Baixada Santista. Ele aproveitou ainda para enaltecer o trabalho das equipes de manutenção dos presídios: “A gente sabe da dificuldade que as equipes de manutenção sofrem e a do CDP de São Vicente já fazia um trabalho de uso consciente da água”, elogiou.

O comprometimento dos funcionários tornou possível vencer o desafio: só na PFS, a economia é de R$ 4 milhões ao ano; no CDP de São Vicente, a economia estimada é de R$ 500 mil por ano. Os “guardiões da economia” – servidores responsáveis por evitar desperdícios em cada unidade – da região metropolitana foram chamados pelo secretário Lourival Gomes a seguir o bom exemplo demonstrado pelos funcionários do CDP de São Vicente. O diretor desta unidade, Altamiro Manoel Junior, foi também designado pelo secretário como multiplicador de ações como essa na baixada santista. Lourival Gomes também aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho da servidora Paula Maria Goretti Pudles de Oliveira, coordenadora dos guardiões e responsável pelo gerenciamento do Programa de Melhoria do Gasto Público dentro da Secretaria.

José Carlos Karabolad, representando o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson de Oliveira Giriboni, agradeceu o empenho e a iniciativa da SAP na economia de recursos. Segundo Karabolad, o estado gasta R$ 1 bilhão ao ano em água, energia e telefone. Deste total, R$ 500 milhões são só em saneamento, englobando água e esgoto

Para aderir ao Pura, as unidades têm que demonstrar um grande comprometimento com a redução no consumo de água, combatendo efetivamente os vazamentos e promovendo a conscientização entre os usuários. Integrando o programa, cada unidade recebe um bom desconto na tarifa: 25%.