08/10/13 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa - SAP

CRF de Araraquara celebra a chegada da primavera

Reeducandas participam de concurso de beleza realizado pela unidade

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

CRF de Araraquara festeja a entrada da primavera

Foi com a sensação de dever cumprido que a diretora do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Araraquara, Marisa Fonseca Monteiro Latorre, deu início a II Festa da Primavera da unidade. “Eu estou muito orgulhosa das minhas funcionárias, se não fossem elas nada disso teria acontecido”, relatou Latorre.

O evento, que ocorreu no dia 27/09, também marcou a despedida da diretora. Após quase 10 anos no comando do CRF, Latorre deverá se aposentar em 2014. As servidoras aproveitaram a festa para homenagear, aquela que, segundo todos os funcionários, estabeleceu a justiça; viveu o trabalho e não perdeu o seu ideal. “Esse é o nosso objetivo, tornar a unidade cada vez mais próxima da realidade, pois assim elas acabam se sentido parte da sociedade”, exalta Latorre.

Ao canto de “É Primavera”, de Tim Maia, a reeducanda Samantha dos Santos, entrou com as candidatas na passarela. E a emoção teve início com o trecho: “Trago essa rosa para lhe dar”, quando as detentas presentearam os convidados com rosas em comemoração ao começo da nova estação.

O concurso teve a participação de 23 presas, dividias em quatro categorias: rainha da primavera, simpatia, elegância e melhor idade. A comissão de jurados foi composta por membros da sociedade civil. A unidade também contou com doações e empréstimos dos tomadores de mão de obra das reeducandas, funcionários, familiares e profissionais que ensaiaram as candidatas.

A plateia lotada incentivou as mulheres que participaram do concurso. Com animação elas torceram e vibraram pelas preferidas. “Estou nervosa, mas acredito que todas aqui também estão com a autoestima elevada. É emocionante e um prazer enorme”, contou Fernanda Sanches, eleita Miss Primavera.

A revelação das campeãs trouxe mais alegria ao evento. “Estou me sentido uma vencedora, estou muito feliz, pelo CR ter nos proporcionado isso. Nem tudo é do jeito que queremos, mas nós conseguimos vencer as barreiras”, disse Vanessa Scamilhe, Miss Simpatia.

Já Shellen Cervante, Miss Elegância, se mostrou surpresa com a vitória e, com lágrimas nos olhos, recebeu a faixa de vencedora. “Eu não esperava, foi muito gratificante e único”, explicou Cervante.

Dalva Sargentim, que foi a mais ovacionada pela detentas, venceu a categoria melhor idade e explicou de um jeito simples a sensação do momento. “Eu me senti flutuando na passarela, simplesmente adorei”.

O evento teve também apresentação de dança de salão com os servidores da unidade. Uma coreografia de forró e outra de samba-rock alegraram os convidados, que dançaram juntos ao som das músicas.

E foi com essa sensação de “liberdade” e realização de sonho que as reeducandas encerraram a festa. Cantado a música, “Eu vou seguir” de Marina Elali, elas trouxeram à tona tudo pelo que hoje sonham e acreditam.

“Eu sei que os sonhos são pra sempre;
Eu sei aqui no coração.
Eu vou ser mais do que eu sou;
Para cumprir as promessas que eu fiz.
Porque eu sei que é assim;
Que os meus sonhos dependem de mim.
Eu vou tentar;
Sempre;
E acreditar que sou capaz;
De levantar uma vez mais (...)”
Versão de Marina Elali para música Reach de Glória Stefan.