19/08/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Penitenciária III de Hortolândia forma 16 teólogos

O projeto pioneiro deve ser ampliando às demais unidades da Coordenadoria da Região Central

Reeducando recebendo o certificado de conclusão do Curso Básico de Teologia.

A Penitenciária III de Hortolândia entregou no mês de julho o certificado de conclusão do Curso Básico de Teologia a 16 reeducandos. O projeto, que é pioneiro na Coordenadoria da Região Central (CRC), visa não só transformar a vida desses presos através da educação, como de uma maneira inovadora levar conhecimento e oportunidades a esses homens. O curso que teve duração de um ano foi possível graças parceria entre Unidade, Fundação “Profº Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP) e a ADHONEP (Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno).


A solenidade, marcada por muita emoção, teve Coral dos presos cantando louvores em agradecimento aos colaboradores, além do início as aulas de música e a certificação do curso de garçom. Estiveram presentes na data o Diretor da Unidade Alex Sandro Pereira, da Gerente da FUNAP Elisande Lourdes Quintino, dos professores e pastores do projeto.

O pastor Matusalém, que é um dos idealizadores do programa, enfatiza a importância das parcerias para a realização dessas atividades, além da significativa participação dos detentos. “Começamos o trabalho com mais de 60 presos, com as transferências apenas 16 continuaram na unidade, mas todos concluíram o curso e os demais participarão do projeto nas unidades em que estão atualmente. O entusiasmo dos reeducandos em aprender é algo gratificante” completa Matusalém.

No decorrer do curso, os detentos tiveram a oportunidade de aprender com o Pr. Mario Luiz, Diretor Estadual da União Internacional dos Pastores Capelães. Segundo o Padre Mario, é muito importante revelar a outra face dos presídios, a qual muitos assim como ele ainda não conhecem. “Viajarei semana que vem ao Rio de Janeiro e para grande parte da Europa. Levarei adiante este projeto com fotos e dados para apresentar nos seminários que ministrarei”, relata Pr. Mario Luiz.

Iniciado em Hortolândia, o projeto poderá se estender as demais unidades prisionais da CRC. Paulo dos Santos, representante da Coordenadoria Central, afirma que diretores de outras unidades já os procuraram para fechar parcerias graças aos bons resultados apresentados. “O trabalho é árduo, mas possibilita ao preso egresso eliminar a mentalidade criminosa ora existente e ser reinserido com qualidade na sociedade”, declara Paulo. Ainda segundo Geraldo Gaspar, Diretor de Reintegração da unidade, muitos desses presos/alunos quando estavam na rua não tinham a oportunidade de estudar. “O que fazemos aqui é abrir as portas do conhecimento a todos que queiram”, enfatiza Gaspar.

Vida nova ainda na prisão

Cada reeducando participante foi importante para que o objetivo final fosse alcançado. Porém, um preso em especial chamou a atenção pela vontade em aprender. O detento Arlindo Gomes de Araujo, emocionado, usa uma frase para definir seu sentimento: “Uma mão sozinha não sobe uma palmeira”. Para Arlindo eles são uma e a diretoria da unidade é a outra mão que os ajudará a mudar de vida. O preso que está recluso desde 2002 tinha apenas a 4ª série do ensino fundamental e hoje já conseguiu concluir o ensino médio. “Fui incentivado a estudar e há mais de dois anos eu sou professor da FUNAP. Ajudo meus companheiros a terem mais dignidade na vida”, relata Arlindo.

Ele ainda se sente na obrigação de dar um bom exemplo aos seus companheiros pelas oportunidades que lhe foram oferecidas no sistema penitenciário. “Hoje sou chamado de pastor e de professor pelos detentos, é muita responsabilidade. Antes eu fazia as pessoas sofrerem, agora estou transformado como homem e sempre que posso faço as pessoas felizes”, completa Arlindo.