02/09/13 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

CDP II de Pinheiros realiza evento sobre saúde do homem

Palestras, homenagens e rodas de conversa compuseram a programação da semana

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Homenagem dos detendos ao Dr. Drauzio Varella

Ocorreu entre os dias 05 e 09/08 no Centro de Detenção Provisória (CDP) II de Pinheiros, um evento sobre a Saúde do Homem em comemoração ao dia dos pais. O objetivo foi oferecer a aproximadamente 100 servidores e 1521 detentos, informações sobre o tema para que apliquem na sua rotina diária.

Durante o primeiro dia o Dr. Drauzio Varella – oncologista que trabalhou em penitenciárias paulistas focado no esclarecimento sobre o vírus HIV – realizou uma palestra sobre vida sedentária, alcoolismo e tabagismo. Diretores e funcionários de todas as unidades que fazem parte do complexo de Pinheiros estiveram presentes. Ao final do dia o Dr. Varella recebeu um troféu, feito pelos internos da unidade, em agradecimento a sua presença.

Nos outros dias que se seguiram, servidores da área da saúde apresentaram palestras nas alas habitacionais do CDP. As discussões trataram do autocuidado nos hábitos de higiene, asseio corporal, asseio ambiental e vestimentas como promoção e prevenção de riscos à saúde; foi incluída também apresentação em vídeo. Na conclusão os profissionais abriram uma roda de conversa para esclarecer dúvidas dos detentos.

Dentro do evento ainda ocorreu a exibição da placa de inauguração da sala de informática da unidade, que homenageou o funcionário Natalino Matsuo Akimoto. O servidor foi morto em 2012 durante uma tentativa de assalto ao sair do trabalho para casa. A sala atenderá 40 alunos do curso de inclusão digital, tendo como objetivo proporcionar o primeiro contato com as noções básicas de informática e a reinserção do assistido para o convívio social.

Outras comemorações

Diversas unidades do estado prestaram homenagens aos pais. O CDP de Taíuva, por exemplo, realizou apresentações artísticas voltadas para essa data. Músicas, poemas, teatro, versos e cartazes compuseram o evento que ocorreu nos dias 10 e 11/08 e contou com a participação dos familiares dos detentos.

As atividades foram todas realizadas pelos presos e fazem parte do Programa de Valorização a Família. Em conjunto com professores estaduais, o CDP realiza o projeto com a intenção de fazer com que os presidiários reflitam sobre como a condição em que estão afeta diretamente seus familiares e os ajuda a manter esses laços afetivos.