29/08/13 | Rafael Marinho - Assessoria de Imprensa - SAP

Um projeto de cinema

Sessão de filmes agrada reeducandos em Jaú

Reeducandos na espera de mais um filme

Com a ideia de promover a arte para os reeducandos, o Centro de Ressocialiação de Jaú realizou em Julho o projeto “Cine Giramuros Itinerante” em parceria com a Funap (Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel”) e a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Com a intenção de entreter os condenados através dos filmes, a unidade abriu espaço para os familiares de cada um presenciar as atividades aos domingos.

Mesmo com os 48 filmes reproduzidos, a rotina do CR não foi alterada. Pois a série de vídeos do Cine Itinerante foi colocada durante as férias escolares da unidade, com o horário das 19h30 até às 20h30 de segunda à sexta-feira. Nos domingos eram realizadas duas sessões, que começavam às 9h da manhã e se encerravam no início da tarde às 13h.

Os reeducandos tiveram total liberdade de escolher os filmes de acordo com os temas que mais os agradam, depois a direção organizou uma programação para que não alterasse a rotina.

O projetor, toda a aparelhagem de DVD e leitor foram instalados na área de convivência do lugar, onde os presos foram supervisionados pelos agentes de segurança penitenciária, enquanto a atividade ocorria.

Tal projeto foi considerado satisfatório a todos da unidade. A diretora Vera Lúcia analisou que o programa é de grande valia para o crescimento cultural dos reeducandos através da diversão e arte: “Todo esse trabalho ofereceu a eles semanas diferentes, com a presença de seus familiares aos domingos, além do entretenimento e uma diversidade de filmes com uma motivação cultural”, disse Lúcia, que acrescenta que parte dos detentos pediram a continuidade do “Cine Giramuros Itinerante”.

A unidade irá verificar a possibilidade do projeto ser colocado aos sábados, fora das atividades escolares.