28/08/13 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

Penitenciária de Cerqueira César inicia Curso de Qualificação Profissional de Garçom

Resultado de uma parceria inédita com o IFSP pretende auxiliar na reinserção do interno ao mercado de trabalho

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Projeto trás nova oportunidade para detentos

No dia 19/08 foi realizada a aula de inauguração do Curso de Qualificação Profissional de Garçom, na Penitenciária Masculina de Cerqueira César. Estiveram presentes 30 reeducandos inscritos para o curso e 30 convidados, entre eles docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) do Campus Avaré, servidores e diretores das unidades prisionais da região e o representante do prefeito de Avaré.

O curso profissionalizante é ministrado pelos professores Daniel Boschetti Junior, Mario Luiz Matagrano e Ricardo Aurani. A intenção é formar e qualificar os sentenciados, proporcionando profissionalização para que ao final da pena estejam preparados para serem recolocados no mercado de trabalho.

O curso conta com quatro disciplinas: orientação profissional e cidadania; segurança e higiene no trabalho; atendimento ao cliente – postura profissional e técnicas de vendas; e rotinas de garçom. Ao longo do período eles ensinarão os reeducandos a registrar pedidos, recepcionar clientes, utilizar técnicas para servir alimentos e bebidas, organizar os espaços na mesa, entre outros. As aulas são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras das 8h às 12h e têm duração aproximada de quatro meses.

O projeto é uma parceria da unidade prisional com o IFSP, em conjunto com o Programa Nacional de Acessos ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Governo Federal, que tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional.

É a primeira vez que uma penitenciária de regime fechado se associa com o IFSP. O programa é considerado um piloto e através dos resultados pode gerar novas ações e cursos. Além de “abrir portas” para outras unidades interessadas na qualificação profissional de sentenciados.