23/08/13 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

CR de Ourinhos recebe Programa de Prevenção as Drogas

A intenção é esclarecer sobre os malefícios causados pelo envolvimento com entorpecentes e instruir sobre a criminalização que ocorre através deles

Programa ajuda a manter reeducandos longe das drogas

Nos dias 23, 24 e 25 de julho foi realizado o Programa de Prevenção às Drogas no Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos. Ministrado pelo agente de Segurança Penitenciária Nivaldo dos Santos, especialista em dependência química e também autor do programa, atendeu 30 reeducandos e contou com a participação de outros agentes da Penitenciária de Assis.

Também esteve presente a Comunidade Terapêutica Idaac Maanain, que levou alguns membros e sua coordenadora, Silvia Helena Martins, além da psicóloga, Cláudia Rosa. Os integrantes da Comunidade contaram sobre suas experiências como dependentes químicos e sobre a estrutura dada a eles para que permanecessem longe das drogas. Houve ainda a apresentação de uma peça teatral que mostrou a história de um usuário de crack, que após se tornar um morador de rua, conseguiu mudar de vida através da intervenção de um missionário.

Os temas abordados durante os três dias foram voltados para todas as áreas que o consumo de droga afeta: fármaco dependência, espiritualidade e escravidão por parte das drogas, legislação, a importância da família e fortalecimento dos vínculos afetivos, síndromes de abstinência e a codependência.

No encerramento das atividades estiveram presentes o promotor, Mauricio Azevedo Ferreira, e a juíza, Raquel Grellet Pereira Bernardie, da Vara de Execuções Criminais de Ourinhos. Ela informou aos participantes que mais de 90% dos delitos estão relacionados às drogas, os aconselhou a aproveitarem o programa e parabenizou a iniciativa.

Ao final, os reeducandos responderam um questionário onde manifestaram o desejo do programa acontecer a cada três meses, relatando que isso os ajudaria a compreender um pouco mais sobre a ansiedade. Eles ainda receberam um certificado atestando a presença durante todos os dias.

Após a conclusão, a equipe que instruiu os reeducandos treinou 12 funcionários do CR de Ourinhos. Com ajuda de um material didático preparado por Nivaldo, o treinamento consistiu em explicar como desenvolver um grupo de apoio no cárcere e compreender as dificuldades de um dependente químico preso. Os servidores pretendem dar continuação ao projeto, pois o uso de drogas é um dos grandes fatores para o envolvimento com a criminalidade.