04/07/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Nova lei de remição de pena através do estudo incentiva presos de Guarulhos

Em visita aos alunos da Penitenciária “Desembargador Adriano Marrey” Guarulhos II, juiz explica as mudanças na lei de execução penal

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

Alunos durante palestra

Na última quinta-feira 30 de junho, a Penitenciária “Desembargador Adriano Marrey” Guarulhos II recebeu a visita do excelentíssimo juiz da Vara de Execuções Criminais Dr. Jayme Garcia dos Santos Júnior. Na companhia do diretor da unidade, Antonio Samuel, e do diretor de trabalho e educação, Valdinei Araújo, ele acompanhou em uma das salas do pavilhão II um período de aula do ensino fundamental.

O encontro do juiz com os 25 alunos presentes durou cerca de 30 minutos e contou também com uma palestra enfatizando e explicando a nova lei de nº 12.433 sancionada pela presidente da República. A lei, publicada no Diário Oficial da União de 30 de junho, altera a lei de execução penal 7.210/84 em relação à remição de parte do tempo de execução da pena por estudo ou por trabalho.

Pela nova redação, a cada 12 horas de frequencia escolar, será reduzido um dia da pena do condenado (de regime fechado ou semiaberto). O preso impossibilitado por acidente de prosseguir nos estudos continuará a se beneficiar com a remição.

Em caso de conclusão do ensino fundamental, médio ou superior, durante o período de cumprimento da pena, poderá ser acrescida ainda 1/3 de remição ao benefício. Em contrapartida, em caso de falta grave, o juiz poderá revogar 1/3 do tempo remido. O Dr. Jayme, que sempre incentivou projetos culturais e ajudou a possibilitar o desenvolvimento de diversas atividades dentro das unidades prisionais, acredita na educação como porta para a liberdade, que um juiz não deve apenas julgar, mas dar apoio à reinserção do sentenciado na sociedade. “Não existe ressocialização de uma pessoa que já é socializada, o que se deve é cuidar para que haja uma perfeita reinserção social do homem apenado”, afirma Jayme Garcia.

Mário Henrique Ribeiro Oliveira, professor da sala de aula visitada e que dias antes tinha sido ouvido em entrevista virtual pelo Dr. Jayme, ficou sensibilizado ao ouvir de seus alunos que após aquela data se dedicariam mais aos estudos e procurariam aproveitar melhor essa chance de crescimento pessoal.

Os sentenciados viram aquele momento como algo único: um juiz esteve ali conversando diretamente com os presos e não atrás de sua mesa, dentro de um pavilhão com centenas de detentos a sua volta, estando disposto a ouvi-los e fazê-los acreditar em uma nova oportunidade de vida fora dos muros da prisão.