22/07/13 | Jorge de Souza - Assessoria de Imprensa - SAP

Campanha de Vacinação contra Influenza 2013 na Sap

Reeducandos de todas as unidades penais foram imunizados; número de funcionários vacinados também aumentou

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Exemplo aos funcionários: secretário Lourival Gomes recebeu vacina no Núcleo de Saúde do Servidor da SAP

A Campanha Nacional de Vacinação 2013 aconteceu em uma parceria entre a Coordenadoria de Saúde da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Divisão de Imunização e Área Técnica de Saúde da População Privada de Liberdade da Secretaria Estadual de Saúde. As secretarias municipais de saúde dos municípios onde há unidades prisionais no estado também participaram.

Neste ano a campanha ocorreu em 100% das 156 unidades prisionais, entre elas, os três hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico (HCTPs) existentes no estado abrangendo uma população de 120.203 presos vacinados, o que representa 65 % da população.

Dentre os servidores penitenciários, foram imunizados 17.903, o que representa 55%, sem contabilizar aqueles que utilizaram a rede pública de saúde, fora das unidades onde trabalham. Em ambos os grupos-alvo (reclusos e servidores) houve aumento no percentual de cobertura: 6,6% no número de reclusos e 10% de servidores, em relação a 2012.

Em 2013, a 15ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, sob coordenação geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), teve como slogan: “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. Além dos idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, crianças na faixa etária de seis meses – e menores de dois anos –, a vacinação abrangeu também a população prisional e trabalhadores do sistema penitenciário, como grupo prioritário, conforme Nota Técnica 121 SISPE/DAPES/SAS – PNI/SVS/MS – DEPEN/MJ, uma atuação conjunta entre os ministérios da Justiça e Saúde.

A novidade é que as doses aplicadas na população prisional em 2013 foram registrada no banco de dados nacional (pni.datasus) permitindo com isso ter a real dimensão da população vacinada e do importante empenho dos profissionais do sistema prisional e das secretarias Estadual e Municipal da Saúde, envolvidas na campanha.