02/07/13 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Funcionários da CRN passam por treinamento de manipulação de alimentos

Diretores aprimoram conhecimentos garantindo a segurança alimentar dentro das unidades prisionais da região

Nilde Regina dos Santos, nutricionista, foi a facilitadora do treinamento

Diretores responsáveis pela área de alimentação de unidades prisionais da região Noroeste do Estado passaram por treinamento de manipulação de alimentos. A ação, promovida pelo Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado (CRN), teve apoio do Núcleo Regional de Saúde da CRN e foi realizado em parceria com a Escola de Administração Penitenciária (EAP), que concedeu certificados aos participantes.

“Embora os participantes não sejam manipuladores de alimentos, cabe a eles conhecer todo o procedimento a ser desenvolvido em sua área de atuação”, explica Nilde Regina dos Santos, nutricionista e facilitadora do treinamento. “Neste encontro os participantes puderam dirimir suas dúvidas e trocar experiências com os colegas relatando situações, dificuldades e soluções de manipulação de alimentos adotadas no dia a dia de suas unidades”, complementa Santos.

Participaram da atividade, realizada no último dia 02/04, 40 pessoas. Foram abordadas as doenças transmitidas através dos alimentos, contaminação dos alimentos e crescimento de micro-organismos; as boas práticas de manipulação, como higiene pessoal, cuidados com as mãos dos manipuladores e cuidados com a saúde dos manipuladores de alimentos; higienização de utensílios, equipamentos e instalações, cuidados com o lixo e controle de pragas; a coleta de amostras, armazenamento adequado, recebimento, distribuição e transporte de alimentos.

A ação teve como objetivo garantir a segurança alimentar dentro das unidades prisionais da região, complementando o Manual de Boas Práticas para Serviços de Nutrição e Alimentação da SAP, lançado recentemente pela Pasta.