27/06/13 | Jorge de Souza - Assessoria de Imprensa - SAP e J.C. Bigaran

Programa "Frente de Trabalho" beneficia presos de Bauru

Eles participam de cursos profissionalizantes e trabalham na limpeza de vias e praças públicas, plantio e poda de árvores e outras atividades ligadas a órgãos públicos

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

SAP é a principal compradora de pequenos produtores rurais

Na sexta-feira 21/6, foi realizada nas dependências do Centro de Progressão Penitenciária Professor (CPP) Noé Azevedo de Bauru, a cerimônia de assinatura do Programa Frente de Trabalho, uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert). O ato permite a utilização de mão de obra de reeducandos em órgãos da Prefeitura Municipal de Bauru, por meio de atividades como limpeza, conservação e manutenção de espaços públicos estaduais e municipais, mediante pagamento de ajuda de custo através de bolsa-auxílio.

Nesta fase, 32 reeducandos previamente selecionados assinaram os contratos de participação e receberam orientações básicas sobre o funcionamento das atividades. Eles iniciarão o curso de qualificação profissional – ministrado pelo Senai – nos próximos dias. Juntaram-se a outros 20 reeducandos já participantes do programa, totalizando 52.

A parceria com o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego – também conhecido como Frente de Trabalho – tem por objetivo proporcionar aos reeducandos, qualificação profissional e renda por até nove meses, além de facilitar a reinserção no mercado de trabalho.

O convênio firmado beneficia reeducandos do CPP de Bauru desde maio de 2012, através do qual são realizados serviços gerais, como capinagem, jardinagem, limpeza das vias e praças públicas, plantio e poda de árvores, separação do lixo reciclável, pintura de sarjetas e outras atividades ligadas às secretarias municipais de Administrações Regionais (Sear) e do Meio Ambiente (Semma); Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) e Departamento de Água e Esgoto (DAE).

Participaram da cerimônia o Secretário Adjunto da SAP, Walter Erwin Hoffgen; o Secretário Adjunto da Sert, Aparecido José Bruzarosco; o Coordenador de Unidades Prisionais da Região Noroeste, Carlos Alberto Ferreira de Souza; o Coordenador da Reintegração Social e Cidadania, Mauro Rogério Bitencourt; o Secretário do Meio Ambiente de Bauru, Valcirlei Gonçalves da Silva; a representante da Secretaria do Bem-Estar Social de Bauru, Kelin Bento e o Diretor Técnico do CPP, Alex dos Santos Souza. Também registraram presença diretores de outras unidades prisionais, membros do Ministério Público, Defensoria Pública e do secretariado municipal.