19/06/12 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Reeducandos do CR de Birigui colaboram com campanha do Hospital do Câncer de Barretos

Internos da unidade produzem bandanas, vendidas em benefício da instituição de saúde

O tecido, entregue já impresso com o símbolo da campanha, é cortado no CR pelos reeducandos, que também fazem o arremate na máquina

Os internos do Centro de Ressocialização (CR) de Birigui estão contribuindo desde setembro do ano passado com o Hospital do Câncer de Barretos. De lá para cá, 20 reeducandos participantes do projeto “Bandana do Bem” já produziram voluntariamente mais de 20 mil lenços.

A peça de vestuário é vendida em eventos por 10 reais cada. Todo o valor arrecadado é revertido em benefício da entidade, que é referência em tratamento de câncer e atende gratuitamente a população através do Sistema Único de Saúde (SUS). Os internos ganham apenas a remição: a cada três dias trabalhados, um é diminuído da pena.

O tecido é entregue no Centro de Ressocialização já impresso com o símbolo da campanha. Os reeducandos cortam e fazem o arremate na máquina. Como explica Carlos Antonio Pasquini Braiani, diretor geral do CR, este trabalho cumpre sua função social na medida em que possibilita a abertura de um processo de comunicação e interação entre a prisão e a sociedade.

“Ao ajudar outras pessoas e contribuir para uma sociedade melhor, o interno assume uma postura participativa e atuante. Resgata sua cidadania e dignidade, podendo, assim, reconhecer-se como parte deste meio social”, ressalta o diretor. Ele ainda lembra que alguns presos têm ou já tiveram familiares que fizeram o tratamento de câncer no Hospital de Barretos e esse trabalho é uma forma de retribuição.


Nas palavras do reeducando A. L. J. : “O trabalho é maravilhoso. A gente demonstra pra sociedade que apesar dos nossos erros, também temos sentimentos e amor ao próximo”. E. J. T., também interno da unidade, reforça o depoimento do colega: “Sinto-me um colaborador por estar prestando esta solidariedade ao Hospital do Câncer de Barretos, trabalho este que edifica, além de muitas pessoas estarem sendo beneficiadas”.