19/06/13 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa - SAP

HCTP I de Franco da Rocha realiza ações de combate à dengue

As atividades deverão se estender por todo o ano

HCTP de Franco da Rocha realizou projeto de combate e erradicação do mosquito Aedes Aegypti

De 27 a 29 de maio, o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) "Prof. André Teixeira Lima" de Franco da Rocha desenvolveu projeto de combate e erradicação do mosquito Aedes Aegypti. Diversas atividades para a prevenção e ensino foram realizadas durante o evento, mas as ações se estenderão por todo ano de 2013.

Em 2012 foram apenas três casos da doença, mesmo assim a unidade resolveu promover a conscientização dos pacientes e servidores. O hospital que se localiza em área de pântano, com a mínima presença de chuvas sofre com as posças de água, se tornando um fácil alvo para o depósito de larvas do mosquito. ”A conscientização é importante, pois diante de qualquer criadouro pacientes e servidores podem de imediato desfazê-los e ainda alertar os demais quanto à necessidade de evitá-los”, descreve o diretor da unidade, Luiz Henrique Negrão.

Cronograma das Atividades

27/05/2013
•  Caminhada ecológica com pacientes da Colônia Feminina
•  Palestra para funcionários sobre o tema

28/05/2013
•  Caminhada ecológica com pacientes da Colônia Feminina
•  Palestra para funcionários sobre o tema

29/05/2013
•  Jogo da Caipora com Pacientes da Colônia Masculina
•  Jogo da Caipora com Pacientes da Colônia Masculina

As sementes de citronela:

A citronela é uma planta aromática de onde é extraída a matéria-prima para fabricação de repelentes de insetos. A planta pode ser cultivada em vasos ou jardim, obtendo o mesmo efeito repelente em um raio de 50 metros ao redor da planta.

A ideia será cultivar esta planta em vários ambientes dentro do HCTP, além da distribuição de sementes aos funcionários para cultivá-la em suas residências. As sementes ainda não foram disponibilizadas, pois a época não é propícia para o cultivo. O plantio ficou agendado para os meses que antecedem o verão.

Caminhada ecológica

A caminhada foi realizada pelos pacientes que fazem serviços externos, com o acompanhamento dos funcionários. Durante a ação foram recolhidos todos os tipos de objetos que poderiam reter água e assim, favorecer a procriação do mosquito.

Jogo da caipora

O jogo foi realizado com todos os pacientes que não participaram da caminhada ecológica, o objetivo foi ensinar aos pacientes a ações que evitam a procriação do mosquito transmissor.

Brindes

Palestra:

Uma palestra foi elaborada e ministrada pelo enfermeiro e agente de segurança penitenciária, Sergio de Castro Padilha, aos funcionários do hospital. Dinâmicas educativas e sorteio de brindes, disponibilizados pelos organizadores, também fizeram parte das atividades. Foram entregues chocolates e sorteados três jogos de memória relativo à dengue (produzidos na própria unidade).

Uma oficina para a confecção de armadilhas para mosquitos completou o evento. Os funcionários aprenderam como desenvolvê-las utilizando materiais sustentáveis e de fácil aquisição (garrafa pet, lixa d’água, fita adesiva, tule e grãos de arroz), e como manuseá-las, tanto no ambiente de trabalho como em suas residências.

Toda a divulgação foi realizada através de cartazes com desenhos ilustrativos e com fundo cômico, porém educativos e com todas as informações necessárias a fim de promover conhecimento, bem como, divulgar as ações que seriam realizadas durante e após o período da campanha.

O diretor da unidade ainda destacou a importância da prevenção e da antecedência nas ações de combate à dengue. “A proposta deste programa é atuar de maneira antecipada, sendo assim, quando chegar o período quente do ano, em que há aumento das ocorrências de dengue, o ambiente estará desfavorável à procriação do Aedes Aegypti”, completa Negrão.