12/06/13 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Garantindo o futuro com a ajuda do Senai

CR de Araçatuba forma segunda turma de curso de qualificação profissional oferecido através do Pró-Egresso

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Durante a formatura da segunda turma, apresentação musical do Projeto Cultural Semeando a Arte, que se apresentou com instrumentos confeccionados pelos alunos do curso

Quarenta reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba estão garantindo um futuro melhor após o cumprimento da pena. Eles fizeram ou estão fazendo o curso de traçador de caldeiraria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O curso é oferecido através de convênio entre a SAP e o Senai. A segunda turma teve sua formatura ontem, 12/06.

Assinado em setembro de 2011 durante o Encontro Nacional do Programa Começar de Novo, a parceria integra o quadro de ações do Pró-Egresso, iniciativa conjunta entre SAP, Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho (SERT) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

O curso, que encerrou sua primeira turma de 20 alunos ano passado, teve tanta receptividade entre os reeducandos que uma nova edição foi realizada. São 168 horas/aula, que têm por objetivo o desenvolvimento das capacidades de calcular, traçar, planificar peça, elaborar desenho técnico de montagem de conjuntos e subconjuntos, conforme o site do Senai.

Como a região possui grande quantidade de usinas, a capacitação aumenta a empregabilidade: “Vai me ajudar muito para conseguir um emprego e também para atuar como autônomo, com a abertura de uma microempresa”, explica o interno M. J. N..

Seu colega de turma, M. F. S., acrescenta que foi um ótimo complemento para o que já sabia, pois ele atuou profissionalmente com montagem industrial em frigorífico. “Hoje sei tecnicamente como traçar e executar”, explica, acrescentando que é um fortalecimento da parte técnica. “Me sinto muito mais seguro em minha profissão”, ressalta.

Além dos benefícios pessoais, graças ao conhecimento adquirido os reeducandos estão ajudando outros projetos desenvolvidos no CR. Com a ajuda do professor, eles estão construindo alguns instrumentos musicais para o Projeto Cultural Semeando a Arte, desenvolvido na unidade.

Todos os formados recebem certificado do Senai. As aulas são ministradas dentro da própria unidade, com ferramentas e máquina disponibilizadas pela entidade educativa guardadas em sala de aula. O reeducando deve ter cursado ou estar cursando o Ensino Fundamental. A diretora do CR de Araçatuba, Elisa Malacrida, ressalta que está negociando a disponibilidade de outras turmas.

Auxiliam na realização do curso no CR, o auxiliar administrativo Fernando Henrique Carinheno, a estagiária de pedagogia Luara da Silva, o ASP Rodrigo Tavares Ferraz, além da professora Osmarina Aparecida Silvério Renzi.