11/06/13 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa - SAP

Primeira turma de curso de nutrição se forma no CPP de Tremembé

O curso aborda técnicas de panificação e conceitos de empreendedorismo

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Reeducandos recebem certificado de conclusão de curso

A Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e o Departamento de Agronomia da Universidade de Taubaté (Unitau) realizaram mais um curso: “Nutrição para a vida – pães e similares”. A unidade contemplada foi o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé. Doze alunos, reeducandos do regime semiaberto, fizeram as aulas, com carga horária de 60 horas e duração de um mês.

O curso, que abordou conhecimentos técnicos de panificação e conceitos de empreendedorismo, teve por objetivo gerar oportunidades de emprego e qualificação profissional aos presos participantes. Visou também favorecer o preparo e o consumo de alimentos saudáveis.

“A certificação poderá garantir aos participantes possibilidades de trabalho. A formação gera conhecimentos que contribui com sua ressocialização”, exalta Sílvio Ferreira de Camargo Leite, diretor da unidade.

As aulas foram ministradas pela professora e doutora da Unitau, Fabíola Figueiredo Nejar. O projeto teórico foi apresentado dentro das salas de aula da própria unidade, quando também foi abordada a metodologia da elaboração do caderno de receitas. As aulas práticas foram realizadas no Departamento de Agronomia da Universidade de Taubaté, quando as receitas de pães e similares integrais foram realizadas e degustadas pelos alunos.

A docente enfatizou sua motivação no desenvolvimento da ação. “Motiva-me ver apenas o brilho do olhar de cada um, o que só acontece após todo um trabalho de conquista e confiança, e nos encoraja a prosseguir”, declarou.

A pretensão agora é beneficiar diversas turmas de até 12 pessoas, preferencialmente com os presos que já desenvolvem sua atividades laborterápicas dentro da cozinha e padaria do CPP. Nas padarias artesanais da unidade os presos são capacitados profissionalmente para executar suas tarefas com maior habilidade e segurança.

Thiago Fernando, detento e um dos concluintes do curso de panificação, atua na Padaria Artesanal da unidade e considerou que o curso colaborou para a atuação dele no presídio. “Foi muito bom para mim, acrescentou uma grande experiência para o trabalho que desenvolvo, por meio da Funap, na cozinha do presídio”, relatou.

A formatura ocorreu dia 20/05, no Auditório da Engenharia Civil da Universidade de Taubaté, sendo a primeira turma do CPP. Encontra-se em andamento a segunda turma do curso, com início em 27/05/2013 e finalização em 01/07/2013.