06/06/13 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Programa Antidrogas na Penitenciária de Assis

Além de grupo permanente de apoio, unidade realiza ações intensivas anualmente

Peça sobre a luta de uma família contra o vício foi encenada por reeducandos

A Penitenciária de Assis empenha-se diuturnamente na prevenção e combate ao uso de drogas. Além da instituição permanente do grupo de apoio, destinado ao auxílio daqueles que desejam livrar-se do vício, a unidade realiza um programa intensivo, de realização anual.

A terceira turma do Programa Antidrogas da unidade teve como ponto alto a montagem de um evento em 25/04, com palestras de especialistas.

O Programa Antidrogas da Penitenciária de Assis é uma ação constante, realizada uma vez por ano. A edição 2013 teve início no dia 04/04 e encerramento em 02/05/2013. Os 240 sentenciados participantes do projeto receberam certificados com 100% de frequência.

No evento do dia 25/04, o agente de segurança penitenciária (ASP) Nivaldo dos Santos, que é especialista em Dependência Química, além de pedagogo e teólogo, ministrou palestra sobre classificação de drogas, dependência química, as fases das doenças e síndrome da abstinência. Em sua fala, ele aproveitou para falar sobre a criação de celas antifumo na unidade.

Já Carlos Alberto de Oliveira, também ASP e pedagogo, centrou sua fala na importância da iniciativa que tiveram os formandos concluindo o programa e salientou a necessidade de voluntários presos para a continuidade do trabalho.

Valdecir Nery Evangelista, ASP, teólogo e missionário, discorreu sobre a importância da espiritualidade para superar os efeitos do aprisionamento, sem buscar refúgio em substâncias psicoativas ou outras formas ilícitas. Finalizou explicando sobre os “doze passos” (metodologia desenvolvida originalmente pelos Alcoólicos Anônimos), que partem da admissão do problema, no caso a dependência química, passando pela consciência de suas falhas, até alcançar a superação.

Sergio Ribeiro, ASP e bacharel em Direito, parabenizou os formandos e fez breve explanação sobre a legislação atual relacionada ao uso e tráfico de drogas.

As edições anteriores aconteceram de 22/03 a 28/04/2012 e de 9 a 20/09/2011. Na versão 2013, o Programa foi dividido em cinco encontros de três horas de duração cada, perfazendo quinze horas/aula. Os encontros foram realizados uma vez por semana. Nas palestras do programa, sempre é abordado o vício em drogas ilícitas e lícitas.

Após a participação nos eventos do Programa Antidrogas, vários reeducandos começaram a participar voluntariamente das reuniões do grupo de apoio à reintegração, que dão continuidade ao trabalho.

Instituído conforme a Resolução SAP nº 196, de 19/09/12, o grupo de apoio é de caráter permanente e prevê aconselhamento individual, participação da família dos sentenciados, além de grupos de discussão de menores, de até oito participantes por sessão.

Como explica o diretor Técnico III da Penitenciária de Assis, Mauro Luiz Lima,“Este trabalho tem a proposta de atuação perene durante o ano, e caminha independente do programa Antidrogas”.

Estiveram presentes à solenidade do dia 25/04:

•  Orlando Almeida Alves, padre e presidente da Pastoral Carcerária de Assis e Região;
•  Gilmara Betini, diretora substituta da Diretoria Regional do Centro de Atendimento ao Egresso e Família da Região Oeste;
•  Diléia Zanoto Manfio, presidente do Conselho da Comunidade de Assis e do Conselho Comunitário de Segurança de Assis;
•  Solange Campanatti, responsável Técnica da Central de Penas e Medidas Alternativas de Assis;
•  Vereador Valmir Dionizio, representante da Câmara Municipal de Assis e membro da Associação Assisense Amor-Exigente;
•  Jota Júnior Marques Rosa, representante do Grupo de Acolhimento da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (CROESTE) ;
•  Karem Alessandra Facholi Bachega Giorgi, representante da Comissão Interna de Prevenção - CROESTE;
além do diretor geral da Penitenciária de Assis, Mauro Luiz Lima.