Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/07/24 | Augusto Biason - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CAEF Mulher e Diversidade oferece suporte a egressos LGBT+ em evento do Dia do Orgulho

Unidade promoveu palestra e atendimentos especializados, ofertando diversos serviços

Em comemoração ao Dia do Orgulho LGBT+, a Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF) Mulher e Diversidade participou, no dia 27 de junho, de um evento voltado a essa população realizado no Centro de Cidadania LGBTI Claudia Wonder, em São Paulo, em parceria com a UBS Vila Ipojuca e outras unidades de saúde.

A CAEF Mulher e Diversidade, vinculada à Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria da Administração Penitenciária, promoveu uma palestra e realizou atendimentos especializados para a população LGBT+ e seus familiares.

A palestra apresentada abordou os serviços oferecidos pela unidade, que se dedica às populações feminina e LGBT+. Entre os serviços prestados estão acolhimento personalizado, escuta qualificada e identificação de demandas de cidadania, como a regularização de documentos e orientação jurídica.

Além disso, a CAEF promove encaminhamentos para a rede de saúde e assistência social, incluindo Unidades Básicas de Saúde, CAPS e serviços de acolhimento para pessoas egressas em situação de rua. A unidade também oferece orientação para enfrentamento da violência doméstica, auxílio na retomada da escolarização, inserção em programas de capacitação e busca de vagas de emprego para egressos do sistema penitenciário.

O técnico responsável pela CAEF Mulher e Diversidade, João Paulo Faria Alvarenga, destacou a importância da participação no evento, ressaltando que a iniciativa reuniu diversos serviços para a comunidade LGBT+ vulnerável, como doação de roupas, assistência médica e vacinação. “A CAEF, conhecendo essa demanda, contribuiu para auxiliar as pessoas egressas da comunidade, ofertando seus serviços e promovendo uma sociedade mais justa para todos”, ressaltou.

A participação da CAEF Mulher e Diversidade no evento ampliou o conhecimento da população sobre os serviços de reintegração social disponíveis e proporcionou suporte essencial aos egressos LGBT+ do sistema penitenciário e seus familiares. O evento ofereceu ainda serviços de saúde, como testagem para ISTs, prescrição de PrEP e PEP, vacinação para gripe e COVID-19 e auriculoterapia, promovendo a saúde e o bem-estar da comunidade LGBT.

Legendas:
aasassa
Topo