22/05/13 | Rafael Marinho - Assessoria de Imprensa - SAP

Um Projeto para o bem-estar

Programa “Alimentando-se com qualidade” se expande para outras unidades prisionais

Cozinha da unidade de Campinas

Há quase um ano a Coordenadoria dos Estabelecimentos Prisionais da Região Central (CRC), em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Eduação, trabalham e oferecem aos reeducandos uma espécie de instrução alimentar, além da higiene pessoal.

O projeto foi desenvolvido pela nutricionista Kamila Moreira Naressi. O primeiro foi realizado no ano passado, em setembro, no Centro de Progressão Penitenciária (CPP)“Prof° Ataliba Nogueira” de Campinas, logo após também foi levado para a Penitenciária “Dr. Antonio de Souza Neto” (PII) de Sorocaba.

Depois de nove meses, o programa se expandiu para outras 16 unidades e hoje está com o objetivo de atender mais nove delas e finalizar até dezembro um total de 26 centros prisionais com o projeto.

Nas visitas aos locais que tem o “Alimentando-se com qualidade” é sugerida toda melhoria básica nesse quesito, além de demonstração de higiene. O projeto surgiu pela falta de orientação que os reeducandos tinham sobre a questão alimentar, pois os Diretores de trabalho e educação, que eram os responsáveis, também não possuíam o mesmo conhecimento que os profissionais que atuam hoje.

Segundo os responsáveis, o programa tem obtido bons resultados, pois os presos são dinâmicos e não perdem o foco principal. Depois de perceber essas mudanças na cultura dos trabalhos que estão sendo feitos na cozinha em Campinas, outra unidade prisional já adotou o projeto: a recém-inaugurada de Capela do Alto foi beneficiada com o “Alimentando-se com qualidade” para deixar enraizada essa questão de saúde nos detentos.