16/05/13 | Jorge de Souza - Assessoria de Imprensa - SAP

Atividades homenageiam mães no sistema prisional

Várias comemorações foram realizadas para celebrar a data em unidades prisionais de São Paulo

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

CPP “Dr. Javert Andrade” de S. J. do Rio Preto


Teria sido apenas um café da manhã diferente dos demais, se o encontro que reuniu os funcionários do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Javert Andrade” de São José do Rio Preto, não fosse para comemorar uma data especial: o dia das mães. A celebração aconteceu na unidade penal no dia 10/5 às 8h.

Além do momento de descontração e de homenagem para as mães, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) elaborou o evento com ênfase na conscientização da importância dessa refeição fundamental para começar bem o dia: "O café da manhã é a refeição mais importante do dia – sábia lição maternal”.

Estavam presentes cerca de 60 funcionários, entre eles, Heffrem Roberley Saes de Lima, Diretor de Segurança e Disciplina que, na oportunidade, representava o Diretor Geral Ademir Panciera e a 1º Primeira Secretária da Cipa Ariane Cristina Barros Ramos, representando a presidente da comissão.

As mulheres da unidade receberam lembranças (pesos de porta, em forma de flor), confeccionadas pela Cipa, com a ajuda de reeducandos. “Todas as mulheres têm em si a essência de uma mãe. Mesmo aquelas que não geraram os próprios filhos, muitas vezes são mães de amigos, irmãos e colegas”, definiu a Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e membro da Cipa, Iara Cristina Gomes Gonçalves.

CDP de Taiúva

No Centro de Detenção Provisória de Taiúva, a festa em comemoração ao dia das mães aconteceu nos dias 10 e 11/5, promovida pelos funcionários, professores e reeducandos. As homenagens se voltaram principalmente às mães que foram à unidade e que se dedicam a seus filhos, mesmo nos momentos difíceis da vida. Os presos fizeram declarações em poesias e realizaram apresentações de teatro, música e dança.

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

As mães se emocionaram ao ouvirem que os filhos acreditam na ressocialização e num amanhã melhor e que estão refletindo sobre o tempo que ali estão, com laborterapia e oportunidades.

Hoje no CDP aproximadamente 125 detentos estudam; eles participaram do projeto contribuindo para que as apresentações ocorressem. “São momentos como esse que fazem a integração da família, proporcionando bem-estar e lazer aos visitados e visitantes, de forma humanizada e integra”, disse o Diretor Carlo Julio Tarifa Botta.

As mães receberam ao final um cartão escrito para ela, pelo próprio filho reeducando. A unidade e servidores contribuíram com a realização do evento, gerando mais essa oportunidade, que cumpre seu papel social.

CDP de Mauá

A comemoração do dia das mães no CDP de Mauá, apesar de singela, foi muito emocionante. As funcionárias foram recebidas na sala da Diretoria Técnica e homenageadas com flores, perfumes e cosméticos.

Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro (PI) de Sorocaba

O projeto de ações de "Boas Práticas", por iniciativa da Cipa e da Diretoria do Centro de Reintegração da Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro (PI) de Sorocaba acontece desde 2009 e neste ano, a ação comemorou o dia das mães buscando a valorização e motivação do corpo funcional, com o intuito de proporcionar a interação e, desse modo, galgar a otimização e melhoria dos serviços prestados por todos os funcionários, prestigiando no caso, a dedicação e o empenho dessas servidoras em prol da unidade.

Para celebrar a data, os funcionários se reuniram nos dias 8 e 9/5 e assistiram a vídeos alusivos ao dia das mães e presentearam as mulheres com pequenos brindes, comprados pelos diretores da unidade. O cantor Philerson de Lima Prestes, que também é Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP) da Penitenciária de Capela do Alto fez uma apresentação especial.