22/04/24 | Patrícia Lucas de Freitas – CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Juntos por um novo começo: SAP inaugura 61ª CAEF em Boituva

A unidade oferece atendimento aos egressos do sistema penitenciário e seus familiares

A Unidade de Atendimento de Reintegração em Boituva, que já oferecia o Programa de Penas e Medidas Alternativas desde 2020, ampliou seus serviços com a inauguração do Programa de Atenção à Pessoa Egressa e Família no último dia de abril.

Diversas autoridades estiveram presentes para celebrar esse marco, incluindo o prefeito Edson José Marcusso, a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, representando o Secretário da Pasta, Marcello Streifinger, a Juíza de direito da 1ª Vara de Boituva, Liliana Regina de Araújo H. Abdala, e o Diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da SAP, Bruno Corrêa Múfalo, representando o Coordenador de Unidades Prisionais da Região Central, Luiz Fernando Boteon.

Durante seu discurso, a coordenadora enfatizou que a missão da SAP com a pessoa egressa é clara: “oferecer suporte em todos os aspectos possíveis, desde a documentação pessoal à saúde, da educação à geração de trabalho e renda, do apoio psicossocial ao jurídico. Não estamos apenas implantando mais um programa, mas sim semeando semente de esperança e transformação”, diz.

O Programa de Atenção à Pessoa Egressa e Família presta auxílio contínuo, priorizando ações voltadas à educação, saúde, geração de trabalho e renda, orientação social e jurídica, além de todo apoio e suporte aos familiares. Já o Programa de Penas e Medidas Alternativas visa acompanhar pessoas que cometeram delitos considerados de baixo potencial ofensivo e receberam sentenças do Judiciário para prestar serviços à comunidade como alternativa à prisão.

A inauguração reforça o compromisso da unidade em construir uma sociedade mais inclusiva, demonstrando o impacto de mudança que os programas têm na vida daqueles que foram apenados em alternativas penais ou passaram pelo sistema prisional e seus familiares, que buscam se reintegrar à sociedade.

Endereço da Unidade:
Rua João Marcon, 283, Parque Nossa Senhora das Graças, Boituva/SP