10/04/24 | Sarah Fonseca - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP inaugura Unidade de Atendimento de Reintegração em Pederneiras

O Programa de Penas e Medidas Alternativas acompanha quem cometeu delito considerado de baixo potencial ofensivo

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pederneiras e o Poder Judiciário, inauguraram, no dia 4 deste mês, a Unidade de Atendimento de Reintegração Social que irá disponibilizar o Programa de Penas e Medidas Alternativas e o Programa de Atenção à Pessoa Egressa e Família no município.

Estiveram presentes na mesa de inauguração a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, a prefeita de Pederneiras, Ivana Maria Bertolini Camarinha, a Juíza Titular da 1ª Vara da Comarca de Pederneiras, Claudia de Abreu Monteiro de Castro, o vice-prefeito Joãozinho da Farmácia, o promotor de justiça de Pederneiras, Daniel Menezes da Rocha Crioulo e a vereadora Nanci do Postinho.

O Programa de Penas e Medidas Alternativas visa acompanhar pessoas que cometeram delitos considerados de baixo potencial ofensivo e receberam sentenças do Judiciário para prestar serviços à comunidade como alternativa à prisão, tendo a oportunidade de trabalhar em instituições em prol da sociedade local. Já o Programa de Atenção à Pessoa Egressa e Família presta auxílio contínuo, priorizando ações voltadas à educação, saúde geração de trabalho e renda, orientação social, jurídica, além de todo apoio e suporte aos familiares.

Para a Coordenadora de Reintegração Social, Carolina Passos Branquinho Maracajá, o Programa de Penas e Medidas Alternativas é uma alternativa que o Poder Judiciário tem de punir sem encarcerar. “Enquanto o infrator que é privado de sua liberdade paga sua dívida ao Estado, o apenado que presta serviços à comunidade tem a oportunidade de ter consciência de seus atos, auxiliando o próximo e a sociedade, dedicando seu tempo, com suas habilidades e experiências profissionais."

Já a prefeita municipal de Pederneiras, Ivana Maria Bertolini Camarinha, falou de como a sociedade não deve fechar os olhos para essas questões “É um problema social e nós não podemos fechar os olhos a essa realidade. As pessoas que erraram não podem ser afastadas do seio da sociedade e, em algum momento, elas estarão retornando. E nós temos que acolhê-las e criar condições para que possam ser reinseridas, ou mesmo, que cumpram suas obrigações perante a justiça de uma forma adequada. O município de Pederneiras está dando essa contribuição através dessa iniciativa e dessa parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária”, concluiu.

As inaugurações de Unidades de Atendimento reforçam o compromisso da SAP, juntamente com a CRSC, de construir uma sociedade mais inclusiva, demonstrando o impacto de mudança que os programas têm na vida daqueles que foram apenados em alternativas penais ou passaram pelo sistema prisional e seus familiares, que buscam se reintegrar, alcançando seus objetivos de expansão em todo o Estado.

Endereço da Unidade:
Av. Bernardino Flora Furlan, n° 1.630 - Parque Industrial