Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/04/24 | Caio Daniel - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Servidores das unidades prisionais da CRN participam de evento regional sobre tuberculose

Encontro ocorrido no CPP III de Bauru teve como objetivo instruir acerca das principais formas de prevenção da doença

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), promoveu, em 26 de março, o 1º Encontro Regional de Tuberculose para Servidores do Sistema Prisional de São Paulo. O evento, voltado aos funcionários das unidades prisionais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN), ocorreu no auditório do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Prof. Noé Azevedo” de Bauru e contou com a participação de cerca de 70 profissionais, entre agentes de saúde e policiais penais.

A palestra foi conduzida pela médica Cristiane Rosevelte e Silva, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Bauru, que ensinou sobre as principais formas de prevenção, transmissão e identificação da tuberculose. A especialista destacou a importância dos cuidados pessoais e com as pessoas privadas de liberdade, consideradas vulneráveis por conta da situação de confinamento.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2022 mostram que a tuberculose continua sendo a principal causa de morte por doença infecciosa em todo mundo, superando o HIV e a AIDS. De acordo com a entidade, 1,3 milhão de pessoas morreram por conta da doença no mesmo ano.

Neste sentido, a SAP, por meio das ações de saúde promovidas nos presídios paulistas, vem se destacando no enfrentamento à tuberculose. Exemplo disso, foi a conquista do Prêmio pela Busca Ativa de Tuberculose, concedido pela Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. No mês de março, 175 estabelecimentos penais foram reconhecidos pelos esforços que contribuem efetivamente para a detecção dos casos e encaminhamento para tratamento de forma mais ágil.

1º Encontro Regional de TB

O encontro regional fez parte de uma ação que mobilizou servidores de todo o Estado para discutirem sobre o tema, já que, em 24 de março, foi celebrado o Dia Mundial da Tuberculose.

Estiveram presentes no evento no CPP III de Bauru a diretora do Centro Regional de Atenção à Saúde da População Prisional da Região Noroeste, Adriana Albuquerque Amaro, o diretor do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIdass) Noroeste, Nilston Dantas e o André Collela, diretor geral do CPP III de Bauru.

aasassa
Topo