Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/04/24 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário discute estratégias para campanha sobre tuberculose

Evento realizado no último dia 27 no Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente, reuniu 77 servidores da SAP

A Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), por meio do Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVIDASS), promoveu o “1º Encontro Regional de Tuberculose para Servidores do Sistema Prisional de São Paulo – Respire Aliviado, Tuberculose tem Cura”. Em decorrência da ação, cada Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIDASS), ficou responsável pela organização e realização do evento em suas respectivas regionais.

De acordo com a diretora Técnico II de Saúde, Fabiana Minzonni Rocha, do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da Região Oeste (CQVIDASS), o objetivo foi de incrementar a visibilidade do problema da tuberculose, promovendo conhecimentos básicos sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento, como o método mais eficaz de proteção para todos os servidores contra a doença. “Além disso, o encontro teve como objetivo fomentar a percepção da saúde como um bem comum, estimular a colaboração no desenvolvimento de ações e contribuir para a desconstrução do estigma e preconceito associados à doença, assim como a valorização do profissional de saúde”, enfatizou Fabiana.

De acordo com ela, através de estratégia de educação em saúde, pode-se difundir o conhecimento sobre a tuberculose a todos os servidores, levando-os a conhecer sobre o diagnóstico, prevenção e tratamento.

Diante disso, é possível fomentar o conhecimento sobre as estratégias globais para o enfrentamento da tuberculose, como a busca ativa de sintomático respiratório e a importância do tratamento supervisionado, diretamente observado.

Prevenção e tratamento

Para falar sobre a tuberculose, foi convidado o médico pneumologista e tisiologista referência na região de Presidente Prudente, Paulo José Mascarenhas Mazaro. “Resolvemos levantar esse tema para ajudar esses funcionários, provedores da saúde, a lembrar e conscientizar sobre de uma patologia tão importante no mundo”, afirmou. Ele destacou que os principais sintomas da doença são tosse por mais de três semanas, emagrecimento, febre vespertina, suor excessivo noturno e escarro que pode se apresentar amarelado, com raios de sangue e esverdeado. O especialista destacou que tanto o exame quanto o tratamento para a doença são oferecidos gratuitamente pelo sistema público.

Reflexão

No encerramento do encontro, o servidor Gilmar dos Santos realizou um momento de reflexão motivacional com os participantes. O trabalho foi direcionado à qualidade de vida dos servidores, com ênfase na rotina que se apresenta no ambiente de trabalho da categoria.

aasassa
Topo