14/05/13 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

“Cine Giramuros” chega ao CDP de Taiúva

Projeto de cinema itinerante em unidades prisionais contou com mais de 1,3 mil participantes no CDP

Drama, comédia, documentário e animação foram alguns dos gêneros exibidos no CDP

Reeducandos e funcionários do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiúva assistiram a filmes de diversos gêneros nas dependências do local, entre 19/02 e 22/03. Eles participaram do projeto “Cine Giramuros”, uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap), e Secretaria de Estado da Cultura, que leva entretenimento, educação e cultura às unidades prisionais por meio da exibição de filmes.

“Foi uma excelente ideia esse projeto, pois nos ajudou a refletir sobre algumas situações e a nos distrair. Ajudou-me a pensar em ter uma vida melhor, uma vida sem drogas, me tirou um pouco desse contexto difícil que é a prisão e me mostrou que na vida há várias oportunidades, basta querer e lutar por elas”, comentou o reeducando Felipe José Domingues.

Um total de 1.321 pessoas (1.098 presos e 223 funcionários) contemplou as 28 sessões de cinema realizadas no CDP. Os filmes abordaram temas como religião, família, amor ao próximo e trabalho, que visam à valorização do indivíduo e levam o público a refletir sobre seus valores. “Os filmes possibilitam momentos de reflexão aos detentos para que possam analisar seus delitos, se redimir e, talvez, não voltar a praticá-los”, acredita o Agente de Segurança Penitenciária (ASP), Wagner Bratifich Junior.

“Quando achei que estava tudo perdido, consegui enxergar nos filmes que talvez houvesse esperança e, através dela, estou conseguindo mudar minha mente e minhas atitudes, pois agora sei realmente o que quero: a felicidade de minha família, que fica bem feliz quando comento sobre a escola e o cinema daqui”, disse o reeducando Amauri Lopes Pereira da Silva.

Os temas tratados nos filmes também serviram como conteúdo extracurricular nas salas de aula no CDP, segundo informou o professor Everton Evandro da Silva. O projeto foi um sucesso e gerou grande satisfação por parte de detentos e funcionários. “Agradeço a unidade de Taiúva e todas as autoridades responsáveis por esse projeto, que não só me ajudou, mas a todos os envolvidos. Projetos como esse nos fazem um bem incabível. Eu aprendi que mesmo estando preso, posso começar a mudar minha vida. Não importa a idade, nunca é tarde para mudar”, comentou o reeducando Marcos Moreira Ramos.