Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/04/24 | Augusto Biason - CRSC e Camilla Haddad - Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Mais de 1.000 presos se formam em cursos profissionalizantes no CDP de Jundiaí

Foram entregues diplomas de barbeiro, mecânicos de moto, marketing, socorristas, entre outros

Na última sexta-feira (5), 1.006 presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí se formaram em cursos profissionalizantes, um convênio entre a Secretaria da Administração Penitenciária e a Universal nos Presídios (UNP). Os detentos contemplados estão aptos a trabalhar com barbearia, conserto de macas hospitalares, primeiros socorros, logística, mecânica de motocicletas, ética e cidadania, além de marketing e vendas.

As oportunidades de um novo recomeço começaram a ganhar força no ano passado, quando foi firmado o convênio entre a SAP, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, e a igreja. Desde então, mais de 12 mil vagas de qualificação profissional foram ofertadas, beneficiando reeducandos de unidades prisionais e pacientes de hospitais de custódia de todo o Estado de São Paulo. Somente neste ano, mais de quatro mil foram capacitados nos cursos oferecidos.

O principal objetivo é que os reeducandos desenvolvam e aprimorem habilidades para sua reintegração de forma construtiva na sociedade. A oferta de capacitação profissional também visa reduzir a reincidência criminal e contribuir para uma comunidade mais inclusiva.

O Secretário da Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, disse que as novas atividades são uma chance para a pessoa privada de liberdade de se redescobrir, se perdoar e ainda começar um novo caminho. "A parceria da Universal com a SAP busca oferecer uma luz na vida de cada uma dessas pessoas (presos).

Streifinger elogiou o trabalho feito com os custodiados e enalteceu todo o trabalho da equipe do CDP nessa missão, por intermédio do diretor da unidade Alexandre Apolinário, que agradeceu o apoio de seus funcionários.

O pasto Clodoaldo Rocha, Coordenador Nacional da UNP afirmou que dados até abril dão conta que 4.055 presos foram capacitados. "A ideia é que no final do ano esse número chegue a 16 mil através desses projetos", estimou.

Um dos formandos elogiou a iniciativa. "É uma vitória, um sonho realizado. Lá fora eu não tive a oportunidade de fazer nenhum curso", disse.

Estiveram presentes na cerimônia a juíza Corregedora do Tribunal de Justiça, Jovanessa Ribeiro Silva Azevedo Pinto, representando o Tribunal de Justiça, o Tenente Coronel Robinson Pomílio, a Deputado Estadual Edna Macedo, o Coordenador de Unidades Prisionais da Região Central, Luiz Fernando Boteon, a Coordenadora de Reintegração Social, Carolina Passos Branquinho Maracajá, a Defensora Pública Mailane Ramos dos Santos Rodrigues de Oliveira e a juíza Luciana Netto Rigoni, da 4ª RAJ de Campinas.

aasassa
Topo