02/04/24 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Aulas de maquiagem, palestras e “kit da felicidade”: servidoras da capital e Grande SP têm dia especial

Ações foram promovidas em alusão ao Dia Internacional da mulher

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, os estabelecimentos penais da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) promoveram reuniões especiais para destacar o trabalho das servidoras.

Para compor as muitas ações de reflexões e homenagens, as unidades prisionais contaram com inúmeros parceiros. Bom exemplo veio do Centro de Detenção Provisória (CDP) Belém I com a oficina Inteligência Emocional – Descubra-se! promovida pela palestrante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para o diretor geral do CDP, Anderson Pereira de Mello, momentos assim reforçam os laços no ambiente de trabalho. “O tema abordado eleva o autoconhecimento às questões cotidianas, seja no âmbito profissional e pessoal", destacou.

O CDP Feminino de Franco proporcionou sessões de Yoga e Reik para mulheres da unidade. "Esse tipo de ação é muito importante para ajudar no relaxamento e orientar sobre a importância do autocuidado”, ressaltou Wanessa Padilha da Silva Araújo, diretora do Núcleo de Saúde do CDP.

Servidoras dos CDP's I, II, III e IV de Pinheiros foram reunidas para uma ação especial. Os diretores gerais contaram com o apoio da Universal nos Presídios (UNP) por meio de uma palestra sobre o tema, além de distribuição de livros, aferição de pressão arterial e cuidados de beleza.

História e cuidado

Os CDP de Diadema e São Bernardo do Campo também se uniram na comemoração. Ambas unidades relembraram a trajetória histórica por trás do Dia Internacional da Mulher, marcada por protestos, ações e reflexões sobre a igualdade de gênero, o empoderamento feminino e a luta contra o preconceito e a discriminação. Como brinde, uma palestra de Eliabe Kosta, pedagogo, Master Coach, fundador da Escola de Liderança Feminina, para realizar um trabalho de mentoria, focado na valorização e desenvolvimento da mulher no cenário laboral.

Para a diretora geral da unidade de Diadema, Solange Alves Machado Rodrigues, a data não é apenas uma celebração, mas sim um lembrete constante da necessidade de continuar lutando por um mundo mais justo e igualitário para todas as mulheres. Nesse sentido, o CDP, em parceria com a Secretária de Segurança Cidadã do Município de Diadema, promoveu uma palestra educativa, realizada no dia 13 de março, do Grupo Reflexivo de Homens (GRHOM) com servidores do CDP com a temática de enfrentamento da violência doméstica e familiar.

Outras ações diferenciadas ocorreram em diversas locais da Coremetro. Reunidas para um café da manhã especial, as servidoras da sede administrativa foram recepcionadas pelo Coordenador, Antônio José de Almeida, com palavras de agradecimento e consideração. Também no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista a Comissão de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade presenteou a todas com o “kit da felicidade”, simbolizando atitudes, comportamentos e sentimentos relevantes no cotidiano e das relações humanas.

Mulheres em destaque

Na Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros a direção geral promoveu a “Semana da Mulher” com palestra sobre as conquistas dos direitos femininos, proferida pelo advogado da Funap, Carlos Oliveira. E, por meio da UNP, as servidoras da unidade ainda ganharam um dia de beleza com direito a corte de cabelo, maquiagem, esmaltação e massagem.

Com o tema “Mulher Maravilha”, a Penitenciária I “Mário de Moura e Albuquerque” organizou uma roda de conversa que teve à frente a diretora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Elaine Marcelino, da própria unidade. Participaram da ação 13 funcionárias.

Para Daniela Atademos, da Infraestrutura da penitenciária, o encontro foi um aprendizado. De acordo com ela, “um momento para a gente refletir sobre nossos desafios e dificuldades. Muitas de nós temos tripla jornada, somos mães, esposas, provedoras do lar e gestoras em nosso local de trabalho”. Com base nessa realidade, o diretor geral da penitenciária, Marcos Paulo de Oliveira, salientou a importância e o destaque da mulher nas inúmeras atribuições sociais que vem ocupando, com êxito, seu espaço.