02/04/24 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Comitê da Mulher Presa e Egressa celebra ações direcionadas ao público feminino

No mês de março, diversas atrações foram realizadas em unidades de atendimento da SAP

O mês da mulher, em março, vai muito além de uma simples comemoração. É um período de reflexão e de promoção da igualdade de gênero e reconhecimento do papel essencial das mulheres em todas as áreas da sociedade.

Ao longo de março, diversas iniciativas foram realizadas em toda a Secretaria da Administração Penitenciária, abrangendo áreas da reintegração social, unidades prisionais, hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico e até mesmo setores administrativos.

Nas unidades de atendimento da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania foram promovidos eventos como palestras, dias de beleza e orientações sobre programas de formações profissional e tecnológica. Houve destaque para a entrega de mimos e mensagens de apoio e distribuição de cestas básicas, demonstrando solidariedade e cuidado com as mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Comitê da Mulher Presa e Egressa (Compe), do sistema prisional do Estado, apoiou as seguintes ações:

• Em São Paulo, a ‘CAEF Mulher e Diversidade’ realizou uma roda de conversa sobre vivência e autoconhecimento.
• Em Santa Fé do Sul, um evento foi realizado na praça central da cidade.
• Em Francisco Morato, uma palestra sobre saúde mental, prevenção e cuidados foi proferida.
• Em Pirajuí, uma empresária do ramo da beleza compartilhou suas experiências em uma palestra inspiradora.
• Em Bauru, o Instituto de Beleza Beauty Hair proporcionou um dia de beleza.
• Na Unidade de Barretos, uma orientação sobre o Programa Nacional Mulheres Mil foi oferecida visando capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social.
• Em Rio Claro e Araraquara, foram realizadas entregas de mimos e mensagens.
• Na CAEF de Presidente Venceslau, cestas básicas foram distribuídas, entre outras atividades.
• A Unidade de Atendimento de São José do Rio distribuiu trechos do livro "Direitos das mulheres e injustiça dos homens" de Nísia Floresta, promovendo reflexão e conscientização sobre os direitos das mulheres ao longo da história.

A sede 1 da SAP, na zona norte, a sede 2, no centro da capital, a Escola de Administração Penitenciária (EAP), as unidades prisionais e Hospitais de Custódia não ficaram de fora. Todos participaram ativamente de diversas atividades.

Palestras, rodas de conversa e ações diversas foram realizadas, abordando temas como empoderamento feminino, direitos das mulheres e saúde.

Serviços como corte de cabelo, maquiagem, exames de saúde e sessões de cinema foram oferecidos, proporcionando momentos de cuidado e bem-estar.

As penitenciárias masculinas também participaram das ações e demonstraram que a conscientização sobre os direitos das mulheres deve ser também assunto entre os homens.

A Penitenciária "ASP Joaquim Fonseca Lopes" de Parelheiros realizou palestra sobre os direitos conquistados pelas mulheres ao longo dos anos, destacando a importância da conscientização sobre este tema.

A Penitenciária "Dr. Ênio Mendes Júnior" de Capela do Alto promoveu roda de conversa com os presos, abordando temas como igualdade de gênero e violência doméstica, visando promover o respeito e garantia dos direitos das mulheres.

A Penitenciária I de Franco da Rocha "Mario de Moura Albuquerque" realizou roda de conversa sobre a representação das mulheres no meio institucional, destacando a presença e liderança feminina mesmo em ambientes predominantemente masculinos.

As ações realizadas ao longo do mês de março refletem o compromisso com a promoção da igualdade de gênero e o reconhecimento do papel fundamental das mulheres, seja no contexto prisional ou em qualquer outro ambiente. Essas iniciativas não apenas celebram as conquistas das mulheres, mas também reafirmam o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todas e todos.

O Compe reitera seu empenho em continuar promovendo ações que visam o empoderamento e a proteção das mulheres dentro do sistema prisional, reconhecendo assim a importância vital de sua participação ativa na construção de um futuro mais igualitário e justo.