02/04/24 | Vivaine Henriques - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Legislativo aprova moção em homenagem aos 25 anos da Penitenciária de Martinópolis

A Câmara Municipal de Martinópolis aprovou moção de “Aplausos e Reconhecimento” em homenagem aos 25 anos de instalação da Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena", inaugurada na cidade em 17 de março de 1999.

A iniciativa foi do vereador Ricardo Trombini e foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária do último dia 7 de março.

Durante a cerimônia, o vereador relatou que após muitas críticas sobre sua instalação no município, a unidade prisional mostrou-se ao longo dos anos, ter ajudado a melhorar a renda per capita e a economia local, oferecendo oportunidades de empregos diretos e indiretos, crescimento no mercado imobiliário e na procura de rede de hotéis e pousadas, além do consumo em estabelecimentos comerciais.

Ele enfatizou ainda que centenas de servidores passaram durante mais de duas décadas pela unidade, mantendo de forma exemplar a ordem e segurança no local, mesmo com as dificuldades enfrentadas.

“Vários servidores de outras cidades de São Paulo, inclusive de outros Estados, vieram residir e estreitar vínculos com nosso município. Diversos trabalhos sociais também aconteceram nesse período, como distribuição de hortaliças e manutenção de equipamentos para entidades”, destacou.

O vereador ressaltou ainda que os servidores se empenham na ressocialização dos privados de liberdade, citando como exemplo trabalhos desenvolvidos nas Jornadas de Cidadania, Trabalho e Renda, e outras.

“Esta Casa reconhece os excelentes trabalhos prestados pela Unidade, atingindo a finalidade da segurança, ordem, disciplina e pela busca incessante na recuperação dos reclusos”, concluiu Trombini.

Comprometimento

O Diretor Técnico III da unidade, Luiz Gustavo Neri Zani, avaliou que ao longo de duas décadas e meia, a Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” tem desempenhado um papel fundamental para a segurança da sociedade.

“Passando por diferentes equipes de gestão e sempre com o comprometimento inabalável de todos, tornou-se uma instituição modelo dentro do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo, além de proporcionar oportunidades de educação, capacitação profissional, assistência jurídica e apoio psicossocial aos seus sentenciados”, afirmou.

O gestor da unidade salientou que celebrar os 25 anos do estabelecimento prisional é também destacar o valor, a importância e a dedicação de cada servidor e colaboradores que passaram pela unidade.