Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/03/24 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CPP de Franco da Rocha promove conscientização sobre malefícios das drogas

Por meio de medidas preventivas, a unidade prisional busca esclarecer sobre o mal que os entorpecentes e o álcool causam no organismo

Tendo em mente o cuidado com a saúde da população prisional, a Diretoria de Saúde do Centro de Progressão Penitenciária “ASP Moisés Marcos Braga” de Franco da Rocha promoveu campanha de combate às drogas e ao alcoolismo, além da saúde bucal. A iniciativa encontrou apoio por parte das Coordenadorias de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP) e também das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), ambas pertencentes à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O objetivo foi conscientizar os custodiados sobre o mal que as drogas e o álcool causam, não só à saúde das pessoas, como também à sociedade.

Participaram do encontro a diretora de saúde da unidade, Fernanda Martins Cansian, o dentista Rafael Roberto de Oliveira e a psicóloga Érica Eneas Rodrigues.

Coube a Oliveira abordar a temática do câncer bucal. O dentista abordou o desenvolvimento do câncer, contudo deu especial destaque à prevenção. Uma das ações destacadas por ele diz respeito ao diagnóstico precoce. Rafael incentivou fazer consultas médicas de rotina, uma vez que a identificação correta do problema de saúde contribui para o sucesso do tratamento.

Já a psicóloga da unidade, Érica Eneas Rodrigues, falou sobre o uso e abuso de substâncias psicoativas, dando destaque ao uso sem medida do álcool. Segundo ela, apesar de ser uma droga legalizada, o álcool gera uma série de contratempos, dentre eles: acidentes de trânsito, perda de produtividade no ambiente de trabalho, problemas familiares, violências doméstica e urbana, sem contar o suicídio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa as nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos. As campanhas aconteceram nos dias 4, 20 e 28 de fevereiro no auditório do CPP de Franco da Rocha para mais de 85 presos.

aasassa
Topo