Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

25/03/24 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária de Parelheiros investe na saúde do servidor

Unidade promove ginástica laboral para servidores

O cuidado com a saúde do servidor na Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros tem sido uma preocupação constante, especialmente quando o assunto é evitar as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT). A Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) apoia a iniciativa.

Para o diretor geral da unidade, Cristian Júnior Zago da Silva, a ação visa conscientizar os servidores sobre a necessidade da prática de atividade física, ainda que de pouca complexidade. Segundo ele, a ginástica laboral ocupa apenas dez minutos do tempo do servidor e promove a saúde no ambiente ocupacional.

De acordo com o dirigente, a atividade tem à frente o Policial Penal Carlos Rodrigues Júnior, que tem formação em Educação Física. A expectativa de todos é que os encontros ocorram, pelo menos, uma vez na semana, no pátio do prédio II da área administrativa da unidade.

Rodrigues Júnior destacou a importância da atividade com relação ao relaxamento da musculatura e da amplitude articular. “Após um longo período de horas trabalhadas, há a necessidade da pausa para o relaxamento dos músculos que ficam tensionados com movimentos repetitivos, podendo ocorrer a contratura muscular, desencadeando LER/DORT”, explicou o responsável pela operação na penitenciária.

Depoimento de servidores

Rivelino Fiorentino Kimura declarou que o exercício é necessário para um bom desempenho profissional diário, sobretudo visando a prevenção de lesões causadas por esforços contínuos.

A servidora Susi Andreia de Souza considerou a ação laboral promovida pela penitenciária uma boa oportunidade de se exercitar de forma adequada e devidamente instruída. Em complemento, disse que a prática proporciona um momento de relaxamento, mesmo que por instantes. Para Susi, os exercícios em grupo também reforçam os laços de amizade com os demais servidores.

aasassa
Topo