05/08/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Secretários de São Paulo e Bahia trocam experiências

Encontro teve como focos o monitoramento eletrônico e a reintegração social de reeducandos e egressos do sistema prisional

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

Delegação da SAP - Bahia, SAP - SP e o Secretário Lourival Gomes

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia nasceu há apenas quatro meses para cuidar de todo o sistema penitenciário daquele Estado. Surgida a partir de desmembramento da Secretaria de Justiça, que até então tratava desses assuntos, o novíssimo órgão já se depara com grandes desafios, como o monitoramento eletrônico de presos provisórios e a reintegração social de egressos do sistema.

Ouvir quem já tem vasta experiência na matéria é um bom começo. Com essa estratégia, uma delegação liderada pelo Secretário Nestor Duarte Neto e pelo presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), Geder Luiz Rocha Gomes, visitou a Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP) no último dia 29/07.

O Secretário de São Paulo, Lourival Gomes, colocou-se à disposição para fornecer todas as informações que fossem necessárias: “Não se pode falar em combate ao crime em São Paulo sem ajudar outros estados. Seria uma falta de visão”, salientou. O Coronel Lino Wagner Modenesi e o Coronel Benedito Donizeti Marques, do Departamento de Inteligência da SAP (DISAP), participaram da reunião pela manhã para falar de questões técnicas sobre o sistema de monitoramento eletrônico utilizado pelo Estado de São Paulo. À tarde, a reunião continuou com a apresentação do Coordenador de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), Mauro Rogério Bittencourt, e da diretora do Grupo de Ações de Reintegração Social, Andréia Paula Piva. Eles apresentaram os projetos e programas voltados à reintegração de egressos e familiares, como o Pró-Egresso, as ações de reintegração feitas nas próprias unidades prisionais paulistas, o trabalho desenvolvido pelas unidades de Penas e Medidas Alternativas (UPMAs) e de Atendimento a Egressos e Familiares (UAEFs), entre outras ações.

Participaram do encontro: o presidente do CNPC, Geder Luiz Rocha Gomes; o Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia, Nestor Duarte Neto; o Superintendente de Gestão Prisional daquele órgão, Tenente-Coronel Paulo César Oliveira; a Defensora Pública Geral da Bahia, Maria Célia Nery Padilha; o Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral daquele Estado, Cláudio Augusto Daltro de Freitas; o Delegado da Secretaria de Segurança Pública - BA, Ruy da Paz; o membro da Secretaria de Relações Internacionais e Agenda Bahia, Carlos Medrado, entre outras autoridades.

Representando São Paulo, além do Secretário da SAP, Lourival Gomes, estavam presentes: os membros do DISAP Coronel Lino Wagner Modenesi e o Coronel Benedito Donizeti Marques; o Coordenador da CRSC, Mauro Rogério Bittencourt; a diretora do Grupo de Ações de Reintegração Social, Andréia Paula Piva, além do Assessor de Comunicação da CRSC, João Carlos Bigaran Júnior.