19/03/24 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Bebês que nasceram no cárcere ganham álbum de fotografia

Associação Arenas Esporte e Vida registrou os primeiros meses de vida dos bebês da Ala de Berçário

As fotografias são uma forma de guardar em imagens os momentos marcantes da vida. Treze reclusas que estão na Ala de Berçário “Santa Ana Amparo” da Penitenciária Feminina Sant’Ana tiveram a chance de ver o início da vida de seus bebês registrado em álbuns de fotos após a Associação Arenas Esporte e Vida promover uma ação voluntária.

A iniciativa contou com o apoio da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, que pertence à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Geovana, Nycollas, Samuel, Kennedy, Noah, Kauan, Pietrio, dentre outros, agora têm uma recordação dos primeiros meses passados com as mães reclusas na penitenciária. Sem medir esforços para proporcionar um momento especial às reclusas, os voluntários da Arenas realizaram os registros fotográficos, proporcionando satisfação e agradecimento pelo presente oferecido às reeducandas.

O diretor geral da penitenciária, Osvaldo Martins Bueno, destaca que a unidade vem promovendo melhorias na Ala de Berçário, que hoje conta com 18 celas individuais. Segundo ele, todas as atividades são feitas com um olhar materno e humanizado. “Para mim é gratificante proporcionar momentos de descontração às mães. A ideia é que se sintam como estando fora de uma unidade prisional”, resumiu.

Bueno classifica os parceiros como anjos que vêm proporcionar o bem às mulheres custodiadas na unidade. Segundo ele, os voluntários da Associação Arenas pensaram em cada detalhe para que esse dia fosse perfeito, desde o café da manhã com frutas, bolos e lanches, até a maquiagem e cabelo, não se esquecendo do cenário para as fotos, roupas para mães e filhos, enxoval para os bebês mais necessitados, além de palavras bíblicas de acolhimento.

Trabalho voluntário

Desde 2014 a Associação Arenas promove o esporte por meio de um trabalho social de fortalecimento da família e de seus valores. Com sede em São Caetano do Sul, a entidade oferece amparo durante o pré-natal, viabilizando exames e fornecendo enxoval.

Estão à frente da Associação os voluntários Anderson Fernandes Ferri e Alexandre Souza, ambos ex-jogadores profissionais de futebol. Segundo eles, a entidade trabalha com base em três propósitos que são saúde, família e vida cristã.

Sobre a ação na Ala de Berçário, Ferri destaca que é gratificante poder amparar as mães e seus bebês. “Uma simples foto pode transformar a vida de uma família e ser uma recordação eterna. Esse trabalho na PFS não tem preço, ele vale muito mais que ouro e prata”, afirmou.

Depoimentos de agradecimento

As 13 puérperas atendidas no evento não escondiam a alegria pelo momento proporcionado em conjunto entre unidade prisional e a Associação. Emoção maior veio por parte de B.S.P., mãe de Nycollas, um sorridente bebê que, no mesmo dia da ação, seria entregue aos cuidados do pai, conforme prevê a Constituição Federal que determina que as mulheres presas devem permanecer com os filhos durante o período de amamentação. “Meu coração está a mil”, declarou a reclusa.

G.A.S., genitora de Noah, relatou que estava ansiosa para a realização das fotos. “Não tenho nenhum registro de minha gravidez e por isso queria muito ter uma lembrança dele”, confessou.

Para M.V.F., os voluntários são uma benção porque eles pensam em tudo. Segundo ela, a Associação providenciou, inclusive, o enxoval completo de seu bebê, sem falar nas fotos.

Conquista do espaço

Exatamente por suas particularidades, a Ala de Berçário da PFS é o centro das atenções por parte da direção geral desde sua inauguração, em 27 de outubro de 2023. De acordo com Bueno, o espaço é uma realização importante para a unidade.

Desde agosto do ano passado os espaços reservados para as reclusas em trânsito de amamentação vêm passando por constantes melhorias. O desejo do dirigente é dar condições cada vez melhores para mães e bebês.

As atuais 18 celas passaram por reforma geral, incluindo implantação de telas especiais nas janelas, pintura temática, além de mobiliário novo. Os corredores de acesso receberam revestimento decorativo nas paredes e portas.

Em cada detalhe da reforma, adaptação e decoração há por trás o trabalho de inúmeros voluntários. “Há muita gente disposta a ajudar e fazem isso por amor a Deus e ao próximo”, destaca o empresário do ramo de iluminação João Roberto de Assis que, inclusive, criou lustres temáticos e bem coloridos para as áreas de acesso.

Segundo o diretor geral da unidade, a ideia é expandir a Ala de Berçário para mais 18 outras celas, deixando um andar inteiro do prédio voltado para mães e bebês. De acordo com Bueno, a PFS oferece estrutura para o novo público, sobretudo no que diz respeito ao atendimento de saúde.

Bueno informou que a PFS mantém atendimento ginecológico para toda a população prisional. Especialmente para as gestantes, há um acompanhamento de pré-natal, que é feito uma vez ao mês. Ainda, segundo ele, a população diferenciada da Ala conta com a atenção especial para os bebês por parte de uma Unidade Básica de Saúde e também do Conjunto Hospitalar do Mandaqui.