Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/03/24 | Henrique Barreti e Alice Maira - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidades prisionais realizam mutirões de limpeza contra o Aedes aegypti

Materiais que serviam como criadouro para o mosquito foram descartados em ecoponto

As unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) têm realizado mutirões de limpeza para combater o Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue. Os trabalhos, especialmente nessa época de chuvas, têm sido desenvolvidos por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP) da Secretaria.

O Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional (GPGASPP), da CSSP, ainda tem intensificado as atividades nos presídios. O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André, por exemplo, realizou, recentemente, um mutirão de limpeza com o apoio da equipe de manutenção e dos próprios detentos. A diretoria do CDP coordenou a verificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor, além de recolher materiais diversos no pátio externo que, posteriormente, foram descartados no ecoponto do município, contribuindo para a redução do acúmulo de água parada.

O CDP "Dr. Calixto Antônio" de São Bernardo do Campo promoveu uma ação de conscientização e alerta sobre os riscos do acúmulo de materiais que podem servir como criadouros para o mosquito. Foi exibido um vídeo institucional produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chamado "Conhecendo os mosquitos Aedes - Transmissores de arbovírus", visando educar de forma didática e completa. Doze detentos foram selecionados para atuarem como multiplicadores da informação dentro do ambiente carcerário da unidade.

Enquanto isso, o CDP "ASP Nilton Celestino" de Itapecerica da Serra montou atividades para enfrentar os focos do mosquito da dengue, lideradas pelos servidores da unidade, com custodiados do regime semiaberto.

Durante a iniciativa, foram abordadas questões como a identificação e remoção de possíveis criadouros do mosquito transmissor, além de serem compartilhadas informações sobre medidas preventivas a serem adotadas para evitar a propagação da doença.

Referência: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue

aasassa
Topo