15/03/24 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Oficina de panificação e confeitaria industrial é inaugurada no CPP de Pacaembu

Parceria entre SAP e SENAPPEN capacitará profissionalmente 280 custodiados do sistema prisional com a implantação de oficinas permanentes

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou a oficina de panificação e confeitaria industrial no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu. A iniciativa é fruto da parceria firmada entre a SAP, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A cerimônia ocorreu na quinta-feira (14).

Mediante o Programa de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (PROCAP), a instalação da oficina possibilitará a realização de cursos de qualificação profissional aos reeducandos, com a difusão de informações fundamentais para o conhecimento das diferentes áreas da panificação e confeitaria industrial.

Essa iniciativa visa proporcionar aos reeducandos oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de habilidades que possam facilitar sua reintegração ao mercado de trabalho após o cumprimento da pena. Além disso, a implementação dos materiais permanentes e a formação especializada permitirão a utilização das oficinas para a produção de alimentos consumidos na própria unidade prisional.

O convênio firmado entre os poderes estadual e federal prevê a instalação de mais duas oficinas em unidades prisionais de São Paulo, no CPP de Mongaguá, que será inaugurada ainda neste mês, e no CPP do Butantan. Cada oficina PROCAP recebeu um investimento de 115 mil reais para a compra de equipamentos e oferta de cursos de capacitação. No total, 280 reeducandos poderão realizar a capacitação profissional em panificação e confeitaria industrial.

“A cada visita que fazemos às unidades, a gente se renova. Observamos o conjunto de ações que resultam em todos esses projetos se transformarem em realidade. E então é oferecida vaga para o custodiado que quer mudar de vida, mas nada disso é suficiente se não contarmos com pessoas engajadas, que sejam agentes transformadores. Tenho para mim que, sob o ponto de vista espiritual, para cada privado de liberdade que conseguiu se reinventar, ele levou consigo muito dos nossos servidores”, destacou Marcello Streifinger, secretário de Estado da Administração Penitenciária.

O prefeito de Pacaembu, João Francisco Mugnai Neves, fez agradecimento à SAP pelas parcerias firmadas. “É muito importante o apoio que recebemos da SAP e das forças policiais, o município de Pacaembu estará sempre à disposição. Externamos nossos parabéns por mais esta conquista”, comentou.

Para a coordenadora da CRSC, Carolina Passos Branquinho Maracajá, iniciativas como o PROCAP destacam a importância de iniciativas do gênero para o processo de reintegração dos privados de liberdade. “Hoje é um dia de celebração e realização significativas. Além do conhecimento prático, os alunos têm a oportunidade de desenvolver a arte e o espírito de trabalho em equipe. Cada inauguração de oficinas de escola, nos traz o sentimento do dever cumprido e reforça a meta do Governo do Estado de São Paulo”, declarou.

“Somos imensamente gratos pelo que o senhor secretário está fazendo por todos nós. É exemplo de dedicação. E com grande satisfação, também destacamos o trabalho desempenhado pelo diretor desta unidade e sua equipe. Esse momento não apenas marca a inauguração da oficina, mas também a oportunidade que está sendo oferecida para a transformação desses indivíduos, que buscam reconstruir suas vidas”, afirmou o coordenador das Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste), Roberto Medina.

"A região compreende cerca de 32 mil sentenciados. Imensos são os desafios que enfrentamos, mas a SAP sempre traz soluções. Sou testemunha da excelência dos serviços desempenhados pela secretaria, a quem parabenizo e também a todos os servidores que tanto nos ajudam. Saibam que têm no Judiciário o apoio que precisarem”, afirmou o Juiz de Direito Guilherme Facchini Bocchi Azevedo, do Departamento Estadual de Execuções Criminais (DEECRIM) de Presidente Prudente, da 5ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) .

O diretor do CPP, Thiago Junqueira, enalteceu a iniciativa do governo estadual para a implantação do projeto e a colaboração do corpo funcional para a sua execução com excelência. “A missão é árdua, mas os resultados são gratificantes. Fica registrada a minha admiração a estes servidores, que não mediram esforços para que o projeto fosse executado com sucesso, demonstrando extremo profissionalismo. Juntos somos mais fortes, mas unidos somos invencíveis”, ressaltou.

O evento de inauguração contou, além das autoridades acima, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Pacaembu, Airton Sica Mendes, que também compusera a mesa na solenidade.