06/05/13 | Jorge de Souza - Assessoria de Imprensa - SAP

Médico mastologista faz palestra no CPP de SJRP

A Cipa da unidade promoveu evento de prevenção e combate ao câncer de mama

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) "Dr. Javert de Andrade" de São José do Rio Preto realizou um encontro para promover o combate ao câncer de mama, em 29 de abril, dia nacional de combate à doença. O espaço ecumênico da unidade foi palco para a apresentação de uma palestra do médico ginecologista e mastologista, Paulo Fasanelli que falou da importância do autoexame e da realização periódica de mamografia, além de casos da doença também em homens.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama afeta atualmente cerca de 8% das mulheres e 1% dos homens no Brasil.

O palestrante foi convidado pela Cipa por indicação do médico clínico do CPP, Alcides Pinto de Souza Junior, que já conhecia o trabalho do profissional na área específica. Cerca de 60 servidores da unidade participaram do encontro. "Esta foi mais uma realização da Cipa, que tem como compromisso não só a prevenção de acidentes, mas também a preservação da vida", disse a representante da comissão, Silvana Pezarezi.

Para realizar o evento, o grupo contou com a colaboração da empresa RCAndrade-Pré Moldados, através da diretoria de Marketing Maria Carolina Andrade (empresa solidária que confeccionou as camisetas distribuídas aos funcionários participantes) e do Grupo Pão de Açúcar de São José do Rio Preto, através do gerente Humberto Medeiros e de Claudio Pastega, que doaram flores – oferecidas ao palestrante como forma de retribuição e agradecimento.

A Cipa do CPP é composta por oito integrantes, mais um membro que integra o Grupo de Acolhimento (GA). Na atual gestão (2012-2014) já realizou vários trabalhos, como a campanha de vacinação contra a gripe, comemorações do Dia internacional da Mulher e no momento faz os preparativos para o Dias das Mães. Nesses eventos procuram envolver todos os funcionários pedindo opiniões e sugestões.

“Acredito que eventos como estes devem acontecer com mais frequências nas unidades prisionais, para que o funcionário sinta-se valorizado como profissional e como ser humano. A partir de uma visão mais humanista, poderemos atingir resultados satisfatórios para a saúde mental e física de nossos colegas de trabalho”, defende a 1ª Secretária da Cipa, Ariane Cristina Barros Ramos, que no evento representava a presidente da comissão Maria Zulene Bigatão. Se pensarmos na proporção que isso toma, veremos que é imensa pois todos serão beneficiados: a unidade prisional, a Secretária de Administração Penitenciária e até o próprio estado, pois teremos índices menores de afastamentos por motivo de saúde, tanto físicos quanto e mental; teremos funcionários trabalhando com mais dedicação e engajamento e isso faz toda a diferença”, opinou.

O diretor Ademir Panciera enalteceu o trabalho da Cipa e declarou que a comissão tem total apoio para desenvolver atividades voltadas ao bem estar dos funcionários.