Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/03/24 | Alice Maira e Alexandre Cairo - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Atualização no tratamento da Tuberculose: Diretores de Saúde da Região Metropolitana participam de palestra na SAP

Evento promovido pela Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário reúne especialistas para discutir avanços no combate à Tuberculose nas unidades prisionais

O Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional (GPGASPP), da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), promoveu uma palestra sobre a atualização no tratamento da Tuberculose. O evento ocorreu no Auditório da Sede II da SAP, reunindo Diretores de Saúde da Região Metropolitana e profissionais da área para discutir estratégias de combate a essa doença em ambientes prisionais. O encontro aconteceu em 19 de fevereiro.

O GPGASPP liderou a iniciativa, proporcionando um espaço para o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os participantes. A presença de renomados profissionais como Giovanna Mariah Orlandi e Ana Angélica Bulcão Portela Lindoso, da Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, enfatizou a importância da colaboração interinstitucional no enfrentamento da Tuberculose.

Durante a palestra, os presentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e discutir temas como o panorama da Tuberculose na População Privada de Liberdade, diagnóstico, tratamento e estratégias de adesão, incluindo o Tratamento Diretamente Observado (TDO).

Além disso, foram apresentados dados epidemiológicos que evidenciam a relevância do tema. Segundo o Ministério da Saúde, a população privada de liberdade representa aproximadamente 0,3% da população brasileira, contribuindo com 9,9% dos casos novos de Tuberculose notificados no país, conforme números de 2019, destacando a necessidade de aprimoramento contínuo no cuidado de saúde oferecido a essa população vulnerável.

O evento reforçou o compromisso das instituições e profissionais de saúde no enfrentamento eficaz da Tuberculose nas unidades prisionais, visando à promoção de uma assistência qualificada e humanizada aos indivíduos privados de liberdade.

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/t/tuberculose/populacoes-mais-vulneraveis

aasassa
Topo