Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/03/24 | Alice Maira e Alexandre Cairo - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Servidores da SAP são treinados para atendimento de emergência

Curso teve como foco ações de primeiros socorros no ambiente de trabalho

No mês de fevereiro, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promoveu o Treinamento de Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros. O objetivo foi capacitar os servidores dos Centros de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIDASS) das cinco regiões do Estado, com a intenção de expandi-lo para as unidades prisionais.

A iniciativa visa preparar os participantes para lidar adequadamente com diversas situações de emergência, oferecendo cuidados imediatos e prevenindo agravamentos de saúde até a chegada à unidade hospitalar. A ação foi idealizada pela Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), através do Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVIDASS) em parceria com a Escola de Administração Penitenciária (EAP).

O curso contou com a presença dos professores Anderson Lima, Meidison Mendes, Felipe Augusto, Eunice Trombini e Marcelo Nunes, responsáveis pela disciplina de Prevenção e Combate a Incêndio e Socorrismo (PCIS). Com uma metodologia prática, os participantes foram envolvidos em simulações reais, aprendendo a utilizar os equipamentos de forma adequada para reduzir o sofrimento das vítimas.

O treinamento ressaltou a importância do conhecimento em primeiros socorros, destacando que intervenções adequadas podem salvar vidas. Muitas pessoas desconhecem técnicas básicas de primeiros socorros e não sabem como agir diante de um acidente. Por isso, o curso enfatizou procedimentos de salvamento e a importância do tempo na prestação de socorro até a chegada de profissionais especializados.

Juliana Dias Gonçalves, Psicóloga do CQVIDASS da Região Metropolitana, ressaltou a importância da capacitação, afirmando que "foi proveitosa, fornecendo informações para que, no momento necessário, essas técnicas possam ser aplicadas", disse ela.

O evento não apenas proporcionou conhecimento prático, mas também reforçou o compromisso da CSSP em promover um ambiente de trabalho mais seguro e preparado para lidar com situações emergenciais.

aasassa
Topo