06/03/24 | Augusto Biason - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Em Matão, SAP faz ação conjunta para promover a saúde mental

Profissionais da Secretaria destacaram a importância do cuidado emocional

No dia 26 de janeiro, a Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Matão, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação em prol da saúde mental e emocional da população, como parte da campanha nacional Janeiro Branco. A iniciativa visa conscientizar sobre a importância dos cuidados psicológicos e prevenção de distúrbios de saúde mental, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

O evento, denominado "Campanha das Cores - Janeiro Branco", ocorreu na praça da Igreja Matriz da cidade, contando com a participação ativa de profissionais na promoção da saúde mental, como as técnicas da Central de Penas e Medidas Alternativa (CPMA) Amanda Ferlin, e da Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF) Noeli Gasparino.

Autoridades da rede municipal, como o prefeito, Cido Ferrari, e os secretários de Saúde, Orivaldo Ademir Reguin, de Desenvolvimento Social e Cidadania, Enio Langhi, e de Esportes, José Orlando Marchesan Mingossi, marcaram presença no evento.

Durante a ação, discursos enfatizaram a relevância das ações implementadas para conscientização da população sobre os serviços disponíveis e políticas públicas voltadas para a saúde mental.

A população do município foi convidada a participar do evento, ressaltando a importância dos cuidados com a saúde mental, da prática regular de exercícios físicos e da busca por atendimento precoce em casos de patologias, transtornos ou doenças mentais.

A iniciativa buscou integrar a Unidade de Atendimento de Matão com a Secretaria de Saúde Municipal. A interação resultou em uma ação coletiva que promoveu esclarecimentos sobre os atendimentos oferecidos à população em prol da saúde mental, destacando políticas públicas e equipamentos disponíveis para o acompanhamento profissional.

Durante o evento, profissionais do esporte incentivaram e supervisionaram atividades físicas básicas, visando estimular práticas de relaxamento e cuidados com a saúde física, aspecto fundamental para o bem-estar mental. Além disso, profissionais dos equipamentos de saúde mental do município, como o CAPS II – Saúde Mental e CAPS AD – Álcool e Drogas, marcaram presença, proporcionando informações e orientações aos presentes.

A CAEF e a CPMA, vinculadas à CRSC, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), pretendem difundir informações sobre serviços, políticas públicas e saúde, além de estreitar relações para facilitar o encaminhamento de egressos, prestadores de penas alternativas e familiares, fortalecendo assim a rede de apoio.