06/03/24 | Veruska Almeida - EAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

EAP forma mais uma turma de Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária

Servidores irão realizar a escolta de presos na capital e interior do Estado

Nesta terça-feira, (5), a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) realizou a formatura de 14 novos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs). A cerimônia foi realizada no Auditório da Escola de Administração Penitenciária (EAP), localizado na sede da Secretaria. Os formandos que foram aprovados no curso de formação técnico-profissional terão como missão efetuar a escolta de presos na capital e no interior do Estado de São Paulo.

O evento contou com a presença do secretário Marcello Streifinger, do secretário executivo, Marco Antônio Severo, do chefe de gabinete, Maximiano Cássio Soares, da diretora da EAP, Gisele Angélica Silveira Rodrigues, do coordenador das unidades prisionais da região metropolitana, Antônio José de Almeida, do paraninfo escolhido pela turma, André Luiz Alves, diretor da Penitenciária I de Guarulhos, além de docentes, familiares e demais convidados.

Durante os quatro meses de curso coordenado pelo Núcleo de Coordenação de São Paulo e Grande São Paulo, com grade horária de 700 horas-aula, os alunos tiveram disciplinas teóricas e também práticas. Entre as disciplinas estão Defesa Pessoal e Algemas, Legislação Aplicada à Atividade Penitenciária, Criminologia, Direitos Humanos e Ética, Técnicas de Condução Operacional, Prática do Serviço de Escolta, Armamento e Tiro, entre outras.

A diretora da Escola de Administração Penitenciária, Gisele Silveira Rodrigues, realizou uma analogia da profissão com as orquídeas e destacou que, assim como a planta, muitas vezes o sucesso e conquistas são admirados, mas sem considerar o esforço, a dedicação e os desafios enfrentados, afinal, cada passo dado para se alcançar as vitórias são como as raízes dessa flor, fundamentais para sua sustentação e desenvolvimento. “A medida que cada um se prepara para seguir seu próprio caminho, que possam lembrar da perseverança das orquídeas, que mesmo diante das adversidades continuam a crescer, florescer e inspirar”, enfatizou a diretora.

O secretario da Pasta, Marcello Streifinger, agradeceu em especial o trabalho dos docentes que pegaram um material bruto, lapidaram e transformaram em um profissional qualificado para uma atividade tão complicada como a dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária. Streifinger ainda enalteceu a função dos AEVPs. “Nós precisamos do trabalho dos senhores, pois hoje custodiamos quase 200 mil pessoas presas e por isso vocês possuem uma responsabilidade enorme. A sociedade espera, precisa, exige e quase sempre nem reconhece a dificuldade e a dedicação de cada um dos senhores nessa atividade, mas nós sabemos o que é necessário ser feito e agora vocês prontos já sabem e o farão. O Estado de São Paulo conta com isso”, concluiu.