06/03/24 | Patrícia de Freitas - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reeducandos de SP fazem curso nas áreas de cultivo de hortaliças e implantação de estufas nas unidades prisionais

Em quatro anos, foram produzidos mais de 340 mil vegetais e hortaliças

A Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com as coordenadorias regionais, promove a capacitação profissional de reeducandos por meio de cursos de Olericultura, que focam na produção de vegetais para consumo alimentar.

Essa iniciativa visa não apenas oferecer conhecimento em horticultura e produção de mudas em viveiros, mas também proporcionar a reintegração social e a qualificação profissional de reeducandos em 18 unidades prisionais que contam com estufas ativas.

Toda produção é para consumo nas próprias unidades. Durante os anos de 2019 a 2023, as estufas implantadas nessas unidades prisionais resultaram em uma produção expressiva, alcançando mais de 340 mil legumes e hortaliças. Essa ação não apenas contribui para a alimentação dos reeducandos e funcionários, melhorando os valores nutricionais, mas também cria oportunidades de trabalho e ocupação para os participantes dos cursos.

O curso de Olericultura desenvolve os conhecimentos em horticultura e produção de mudas em viveiros, proporcionando aos reeducandos a oportunidade de promover a capacitação profissional e o trabalho através da produção agrícola, contribuindo também para fins de remição de pena.

As estufas ativas são parte de um projeto que visa também otimizar o espaço físico. Essa iniciativa também busca adotar práticas sustentáveis, incluindo o reaproveitamento de água da chuva para irrigação, refletindo o compromisso das unidades prisionais com técnicas responsáveis de cultivo.

Quatro dessas estufas têm sua produção inserida no Sistema Integrado de Administração Financeira de Estados e Municípios e estão distribuídas entre as Penitenciária de Mairinque, CPP de Pacaembu, Penitenciária II de Avaré e Penitenciária de Cerqueira César.

Essa iniciativa demonstra o comprometimento da Secretaria da Administração Penitenciária em promover uma reintegração bem-sucedida dos reeducandos à sociedade, reforçando a responsabilidade na promoção da justiça e cidadania.