22/04/13 | Universidade Guarulhos

Universidade de Guarulhos qualifica reeducandos para o mercado de trabalho

Vinte presos da Penitenciária José Parada Neto receberam certificados de paisagismo, desenho artístico, comida japonesa, inglês e espanhol

Reeducandos receberam certificados nas áreas de paisagismo, desenho artístico, comida japonesa, inglês e espanhol

“Iniciativas como essa, dão mais confiança a esses homens, para enfrentar os desafios quando estiverem do lado de fora do presídio”. Com esta fala, o supervisor da Penitenciária José Parada Neto, em Guarulhos, resumiu a participação de 20 reeducandos nos cursos de férias oferecidos pela Universidade de Guarulhos (Ung), durante a cerimônia de entrega de certificados de capacitação profissional nas de paisagismo, desenho artístico, comida japonesa, inglês e espanhol.

As aulas ocorreram em janeiro deste ano e a entrega dos certificados aconteceu no dia 2/4, no Salão Nobre da universidade e contou com a presença de autoridades do poder judiciário, representantes da penitenciária, da instituição de ensino e de entidades de classe do município.

Os presos que cumprem pena em regime semiaberto puderam participar dos cursos, graças a uma parceria firmada entre UnG, Fórum de Guarulhos e Penitenciária José Parada Neto. Desde o início da parceria cerca de 100 reeducandos foram capacitados pela UnG, em áreas diversas, como direito familiar, gastronomia, informática, entre outras.

Para um dos reeducandos que recebeu o cerificado, são poucas as oportunidades que se tem quando está preso e o papel da universidade na reabilitação é muito importante. “Este último curso que fiz me ensinou sobre como dialogar com empresas e me tornar um líder de sucesso”, destacou.

“É muito difícil prever o que acontecerá com o reeducando quando retornar ao convívio social. Mas acredito que, ao participar de atividades de capacitação, ele sente que houve esperança e trabalho depositados nele. Isso é extremamente positivo e só pode gerar bons resultados”, afirmou a Juíza auxiliar da Vara de Execuções Penais de Guarulhos, Juliana Koga Guimarães.

Com informações da Ung