Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/02/24 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Curso de fonte de energia renovável é ofertado a reeducandos da Penitenciária de Iperó

Capacitação pretende especializar apenados para melhores oportunidades de trabalho quando estiverem em liberdade

Trinta reeducandos do regime semiaberto da Penitenciária "Odon Ramos de Maranhão" de Iperó tiveram a oportunidade de se especializarem em instalação de energia fotovoltaica por meio do projeto piloto do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Boituva. Esse curso aborda questões sobre energia solar renovável.

Objetivando o ideal de ressocialização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o curso contribuiu para a formação dos encarcerados em sistemas de energias renováveis, tornando-se uma possibilidade de trabalho para quando se tornarem egressos do sistema prisional.

De acordo com o diretor da penitenciária, Heber Anaor Janei, “a oportunidade traz perspectivas de empregabilidade, com reconhecidas habilidades técnicas, políticas e éticas para os reeducandos, que podem se tornar disseminadores de uma cultura de sustentabilidade equilibrada dos recursos naturais tanto às gerações do presente, como as do futuro”.

O curso teve 200 horas de duração e foi ministrado por professores do IFSP, com aulas teóricas e práticas que ocorreram dentro da unidade prisional. Por fazer parte do Programa de Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energéticas na Instituições Federais de Educação (Energife) do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), os participantes do curso receberam auxílio estudantil, nos termos da Bolsa Formação Trabalhador estabelecida pela lei nº 12.513, de outubro de 2011.

A capacitação é dividida em sete módulos principais: Introdução aos Sistemas de Energia Solar Off Grid com Bateria; Dimensionamento Geral de Sistemas; Módulos Solares; Baterias Estacionárias; Controladores de Carga; Inversores; Proteção, cabeamento e aterramento solar.

Como funciona

Proveniente da luz e do calor emitidos pelo sol, a energia solar é uma fonte que pode ser aproveitada de maneira fotovoltaica ou térmica, gerando energia elétrica e térmica, respectivamente. Por ser considerada uma fonte de energia limpa, ela se tornou uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética.

Sua captação pode ser feita por intermédio de painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares. Ao ser captada, ela é convertida em energia. Sendo transformada em energia elétrica e térmica, quando captada pelos painéis fotovoltaicos e pelas usinas heliotérmicas. Já no aquecimento solar, a luz solar é convertida em energia térmica.

Com o crescimento da demanda pelos sistemas fotovoltaicos, a procura por profissionais dessa área também aumentou. Ainda segundo Janei, ofertar a um recluso a oportunidade de se especializar nesse ramo, contribui para que o apenado tenha oportunidades de trabalho quando sair da prisão.

“Em média o salário de um técnico instalador de energia solar fotovoltaica varia entre R$ 1,5 mil a R$ 3 mil, porém seus ganhos podem ser muito superiores em casos de comissionamento. O curso dá uma grande oportunidade para o sentenciado retornar ao mercado de trabalho assim que terminar sua pena”, encerra o gestor.

aasassa
Topo