Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/02/24 | Caio Daniel - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Centro de Ressocialização de Araraquara promove 2º Torneio de Xadrez para custodiados

Iniciativa premiou os primeiros colocados do grupo e levou lazer e cultura à população prisional

Um grupo de dez reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) de Araraquara participou, em janeiro, do 2º Torneio de Xadrez do estabelecimento penal. A iniciativa premiou os primeiros colocados e levou lazer, esporte e cultura aos custodiados. O campeonato surgiu por conta do projeto “Xeque-Mate”, promovido em unidades prisionais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN), que ensina xadrez à população prisional.

Esporte milenar oriundo do Oriente Médio, o Xadrez se tornou uma relevante ferramenta pedagógica para reeducandos da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Por meio da atividade é possível promover o raciocino lógico e contribuir para o desenvolvimento de habilidades importantes na retomada do convívio social.

Para o diretor geral do CR, Otácio Manoel da Trindade Filho, o projeto colaborou muito para o desenvolvimento dos participantes. “Por meio da prática do Xadrez é possível desenvolver raciocínio, paciência, serenidade, respeito e companheirismo. Buscamos estimular esses conceitos visando a melhora na convivência dentro da unidade prisional e o preparo para a vida em liberdade”, explica o dirigente.

“Xeque-Mate”

Mais do que entretenimento, as oficinas de xadrez visam democratizar o acesso à prática e cultura do esporte e estimular o intelecto dos praticantes para formulação de estratégias e solução de problemas que podem ser aplicadas na vida, como melhora da concentração, planejamento e tomada de decisões.

Neste ano de 2024, cerca de 1.800 homens e mulheres privados de liberdade em presídios da Região Noroeste participarão das aulas, que contam com apoio do Instituto Ação Pela Paz (IAP) para a aquisição de tabuleiros, apostilas de estudo e medalhas.

aasassa
Topo